Atividades lúdicas e educativas estão sendo realizadas nos colégios da rede estadual de ensino na capital e no interior para comemorar o Dia do Estudante (11 de agosto), quando a comunidade escolar faz uma reflexão sobre o acesso à educação e sua qualidade. O Colégio Professor Nogueira Passos, no bairro da Pituba, em Salvador, por exemplo, promove a Semana do Estudante, com incentivo às práticas esportivas e ao trabalho em equipe. Participam alunos e professores.

O Colégio Estadual Deputado Henrique Brito, em Campinas de Brotas, também na capital, promove, até esta sexta-feira (12), o Festival de Talentos. Durante o evento, os estudantes de ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) mostram as suas habilidades na dança, na música, no teatro e nas artes plásticas.

Interior 

Situada no município de Conceição do Coité, a 210 quilômetros de Salvador, a Escola Antônio Bahia realizou, nesta quarta (10), o V Festival de Coreografias. O trabalho multidisciplinar, voltado à expressão corporal, é apresentado por 11 grupos.

O Centro Técnico de Ensino Profissionalizante (Cetep), no Recôncavo, continua até esta quinta com a ‘Gincana Cultural: Território de Identidade do Recôncavo’, com a participação de estudantes representantes de 20 cidades. “Por meio desse evento, podemos conhecer um pouco mais da nossa história, da história do Recôncavo, saber a importância que cada cidade representa para a região”, afirma a estudante Elisabete Sampaio, integrante da equipe que representa Cachoeira e São Félix.

O Colégio Estadual Professor José Aloísio Dias, no município de Mutuípe, 270 quilômetros da capital, realiza a 1ª Semana Cultural do Estudante. Até sexta os alunos participam de palestras e oficinas com temáticas diversas como vida saudável, Enem, redação, educação física, química, matemática e teatro. No encerramento do evento, serão apresentadas as produções do Festival Anual da canção Estudantil (Face) e do Tempo de Artes Literárias (TAL), além das atividades dos projetos do Ensino Médio Inovador (EMI) e Mais Educação.

“Adotamos a metodologia do trabalho diversificado, produtivo, dinâmico, com foco no trabalho, ciência, cultura e tecnologia”, explica a diretora Zuma Silva. O Colégio Estadual Renato Medeiros Neto, no município de Serra Preta, a quilômetros de Salvador, comemora a Semana do Estudante com apresentações de música e teatro, gincana cultural, exibição de filmes, sorteio de prêmios e palestras sobre a juventude, que é o tema do evento.

A I Caminhada do Colégio Estadual de Monte Gordo acontece nesta sexta, a partir das 8h, com concentração na porta da escola. “Além de comemorar o Dia do Estudante, o evento tem como objetivo incentivar a leitura entre os estudantes”, explica a professora Lícia Magalhães, da equipe gestora.

História 

A homenagem aos estudantes no dia 11 de agosto começou em 1927, cem anos após o imperador D. Pedro I ter criado os dois primeiros cursos de Direito no país – um em Olinda (PE) e outro em São Paulo. Antes disso, estudar não era nada fácil. Quem quisesse compreender o universo das leis, tinha que atravessar o Oceano Atlântico e alcançar Coimbra (Portugal).