Alex Daniel Barreto Ferreira e Tássio Túlio Braz Bezerra, estudantes do curso de Direito da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), participaram, em Washington, EUA, do 16th Inter-American Human Rights Moot Court Competition (16ª Competição Interamericana de Direitos Humanos). O evento, realizado no final do semestre, foi promovido pela American University College of Law, em parceria com a Academy on Rights and Humanitarian Law. Estiveram presentes estudantes de aproximadamente 100 universidades de quatro continentes.

Esta foi a primeira participação de uma equipe da Uefs no evento, sendo a primeira representante do Nordeste brasileiro nas 16 edições da competição. A equipe baiana conquistou a vaga para participar do Concurso Nacional do Sistema Interamericano de Direitos Humanos 2011, realizado em abril, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Os dois estudantes tiveram como treinador, o professor mestre Cleber Julião, além da observadora Débora Santana Figueiredo, membros do Grupo de Estudo de Relações Internacionais e Direitos Humanos da Instituição (Geridh).

A competição consiste em uma sessão simulada da Corte Interamericana de Direitos Humanos em que duas equipes, uma representando o estado e outra as vítimas de violação de direitos humanos, apresentam memorial escrito e realizam defesa oral em torno de um caso hipotético de suposta violação de direitos humanos.

Dentre os objetivos da atividade está o fomento ao debate sobre os instrumentos de proteção do Sistema Interamericano de Direitos Humanos, capacitando estudantes para a defesa e promoção dos direitos humanos tanto na esfera nacional como internacional. Além de participar da competição, a equipe da Uefs visitou organismos internacionais como a Organização dos Estados Americanos (OEA), a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (Cidh) e a organização não-governamental Global Rights. “Ampliamos a rede de contatos com o objetivo de firmar convênios, e realização de outras atividades acadêmicas para a promoção e inserção internacional da Uefs”, enfatizou Bezerra.