A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) iniciou as comemorações do Centenário de Jorge Amado, que continuam até agosto de 2012. Nesta quarta-feira (10), dia do aniversário do escritor, que celebraria 99 anos, foi realizada videoconferência no auditório do Instituto Anísio Teixeira (IAT) sobre a vida e obra do baiano para educadores e alunos da rede estadual.

O evento foi transmitido para as telessalas das Diretorias Regionais de Educação (Direc) do interior do estado. Estiveram presentes o secretário estadual Osvaldo Barreto, a neta do escritor e cineasta Cecília Amado, e o escultor e desenhista Mario Cravo Junior, entre outros convidados.

Educadores, professores e estudantes da rede estadual tiveram a chance de se aproximar mais do universo do escritor. “Estou cheia de ideias para trabalhar com os estudantes em sala de aula. É sensacional aprender mais sobre a vida e a obra de Jorge Amado”, disse a professora Aldenice Souza, do município de Santo Amaro.

Para o secretário, ressaltar as obras e as idéias do escritor é de grande importância para a educação. “Aproximar Jorge Amado das escolas é fundamental. Ele é um dos primeiros escritores que introduz o povo no romance brasileiro, com a beleza dos seus personagens populares. É fundamental introduzir arte e cultura no currículo escolar”.

A videoconferência fez parte do ‘Curso de Formação para Projetos Culturais: despertando olhares para os movimentos da arte’, que acontece até esta sexta-feira (12), em Salvador. O objetivo é formar educadores para os projetos Festival Anual da Canção Estudantil (Face), Tempos de Arte Literária (TAL) e Artes Visuais Estudantis (AVE), desenvolvidos pela SEC, que mobilizam mais de um milhão de estudantes no estado.

Filme ‘Capitais da Areia’

O encontro de educação e cultura também foi comentada por Cecília Amado. “Foi bonito dar início, este ano, às comemorações do centenário com a videoconferência. Nós, da família, queremos celebrar, sobretudo, a vida de Jorge. Acredito que a cultura e a educação estão muito ligadas. Fazer com que estes professores reflitam com seus alunos, em sala de aula, é muito importante”.

A cineasta lança nos cinemas, no dia 14 de outubro, o seu longa-metragem ‘Capitães da Areia’, baseado numa das mais conhecidas obras de Jorge Amado. “O filme está pronto e acredito que o maior número possível de jovens precisa ter acesso a ele”, afirmou.

Vida e obra do escritor

Jorge Amado nasceu no dia 10 de agosto de 1912 e foi jornalista, romancista e memorialista, contabilizando mais de 20 milhões de livros vendidos no país. O escritor teve livros adaptados para o cinema, teatro, rádio e televisão no Brasil e em países como Portugal, França, Argentina, Suécia, Alemanha, Polônia, Itália e Estados Unidos.

O primeiro romance, ‘O país do carnaval’, foi lançado em 1931. Já, em 6 de abril de 1961, o escritor passou a ocupar a cadeira de número 23 da Academia Brasileira de Letras, que já foi de José de Alencar e Machado de Assis. Antes, em 1945, casou-se com Zélia Gattai.

O baiano é autor de grandes obras literárias a exemplo de ‘Jubiabá’, ‘Mar Morto’, ‘Terras do Sem Fim’, ‘O Menino Grapiúna’, ‘Tieta do Agreste’, ‘Gabriela, Cravo e Canela’, ‘Capitães da Areia’ e ‘Tenda dos Milagres’. Jorge Amado morreu no dia 6 de agosto de 2001.