O primeiro zonal dos Jogos Abertos do Interior de 2011 chegou ao fim no domingo (31), depois de três dias de disputas acirradas nas cidades de Cachoeira, São Félix e Muritiba. Oito equipes já garantiram vaga para a grande final dos Jogos.

Com o novo regulamento, em que as equipes devem ter dois ou mais atletas de 15 a 20 anos, os jovens se mostraram decisivos nos confrontos, desta que é considerada como a maior competição de futsal, handebol, basquete e vôlei, amadora da Bahia, realizada pelo Governo do Estado, por intermédio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb).

Uma das finalidades dos Jogos Abertos do Interior é promover o intercâmbio esportivo entre os municípios participantes e apontar o surgimento de novos atletas no cenário esportivo baiano. Em novembro haverá a grande final em Vitória da Conquista, quando os vencedores dos zonais irão se enfrentar.

Vencedores

A decisão do futsal feminino aconteceu ainda no sábado (30) e a medalha de ouro ficou com a equipe de São Félix. Santo Antônio de Jesus ficou com o vice-campeonato. No domingo (31), dia mais esperado pelo público, São Francisco do Conde venceu Muritiba e ficou com o título do basquete masculino.

No vôlei masculino, Cachoeira teve uma final tranquila contra São Francisco do Conde, e venceu por 2 sets a 0. O último ponto do jogo foi marcado pelo garoto Marcel, de apenas 16 anos, que fez sua estreia nessa competição. “Não tenho palavras. Foi uma surpresa muito grande para mim. Não esperava atuar tão bem e ainda levantar o troféu de campeão”, disse.

São Félix e São Francisco do Conde fizeram uma final bem interessante no vôlei feminino. Logo no primeiro set, a equipe de São Félix mostrava superioridade e parecia que iria vencer os 2 sets com tranquilidade. Mas, depois de vencer o primeiro set, São Félix perdeu o segundo e a partida foi decidida no Tie break.

Mais uma vez, a juventude fez a diferença e Laís, de 18 anos, foi decisiva no ataque, marcando os pontos que garantiram a vitória para São Félix, por 2 sets a 1. “Foi bom participar dessa competição. Agora vamos nos preparar para a final em Vitória da Conquista”, disse Laís.

Muito aguardada pelo público, a final do futsal masculino foi muito equilibrada, entre São Francisco do Conde e Guaratinga. São Francisco jogava mais na marcação, sendo objetivo no ataque. Logo nos primeiros 10 minutos de jogo, abriu o placar.

Guaratinga foi atrás do resultado, mas sempre esbarrava na marcação forte. Em um contra-ataque, levou o segundo. Na segunda etapa, o jogo foi ainda mais emocionante. Guaratinga correu atrás e diminuiu, mas o time do “Velho Chico” acabou com as pretensões do adversário e marcou o terceiro, fechando o placar em 3 a 1.

Final em Vitória da Conquista

Uma das finalidades dos Jogos Abertos do Interior é promover o intercâmbio esportivo entre os municípios participantes e apontar o surgimento de novos atletas no cenário esportivo baiano. Em novembro haverá a grande final em Vitória da Conquista, quando os vencedores dos zonais irão se enfrentar.