Considerada a maior do Brasil e da América Latina, a 42ª Regata Aratu-Maragogipe acontece neste sábado (20), a partir das 10h, com largada no porto de Aratu. Este ano, cerca de 400 embarcações movimentam a Baía de Todos-os-Santos. O evento tem apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb).

Segundo o comodoro do Aratu Iate Clube, Eduardo Peixoto Moura, a novidade, desta vez, é o resgate da ‘configuração original’, retornando ao formato de largada nas proximidades do clube, na entrada do canal, com chegada e premiação em Maragogipe – nos anos anteriores, os prêmios eram entregues dias após a realização da prova. ‘Daremos ênfase também à responsabilidade social, com inscrição solidária, apoio ao Viva Saveiro [associação] e Prêmio Meio Ambiente".

Uma das atrações da prova é a participação do velejador Lars Grael, que tem no currículo, além do bi-campeonato brasileiro e mundial, duas medalhas de bronze olímpicas, conquistadas em 1988 e 1996. A Sudesb forneceu as passagens aéreas para a vinda dele e de quatro árbitros, que vão atuar na competição.

O Governo do Estado tem incentivado a realização de eventos náuticos nacionais e internacionais. Em 2009, a Bahia recebeu o Cruzeiro Costa Leste e a Regata Heineken Cape to Bahia. No ano passado, foi a vez do Rallye Illes du Soleil. Em 2011, além da Aratu-Maragogipe, a Bahia recebe novamente o Rallye Illes du Soleil.