O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), órgão delegado do Inmetro na Bahia, realiza nas próximas segunda e terça-feira (29 e 30) uma operação para fiscalizar os cronotacógrafos instalados em veículos que transportam cargas perigosas e acima de 4.536 quilos, além de transportes de passageiros com mais de dez lugares (ônibus e vans).

A ação, realizada em conjunto com o Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual, acontecerá na Rodovia BA-093, próximo à cidade de Camaçari. O cronotacógrafo é um equipamento de segurança instalado em transportes de cargas perigosas e coletivos para registrar a velocidade, o tempo e a distância percorrida pelo veículo durante o deslocamento.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, todos veículos de carga com peso bruto acima de 4.536 quilos e com mais de 10 lugares são obrigados a ter o cronotacógrafo, que deve ser trocado a cada 24 horas ou a cada sete dias, conforme modelos aprovados pelo Inmetro.

O especialista em Metrologia e Qualidade, Adauto Matos Mascarenhas, explica que todos esses procedimentos são muito importantes porque o cronotacógrafo confere maior segurança aos passageiros. “É como se fosse a caixa preta do avião. O disco registra detalhes que podem esclarecer a causa de um acidente”. Os veículos reprovados na fiscalização receberão auto de infração e terão prazo de 15 dias para apresentar defesa ao Ibametro.