Mais 1.500 famílias baianas receberam a casa própria nesta sexta-feira (5), desta vez em Juazeiro , a 500 quilômetros de Salvador. A presidente Dilma Rousseff e o governador Jaques Wagner estiveram no Residencial São Francisco, construído na zona urbana da cidade, e fizeram a entrega simbólica das chaves do programa Minha Casa, Minha Vida. Eles também assinaram novos convênios na área de infraestrutura social, por meio do PAC 2. “Não há nada mais sagrado que o lar, o ninho da família. Mesmo com dificuldade, se a gente está na casa própria, se sente mais confortável”, disse o governador.

Com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, as unidades foram construídas na zona urbana da cidade e dispõem de infraestrutura completa (asfalto, energia, água e saneamento). As moradias são destinadas, exclusivamente, às famílias com renda de até três salários mínimos. As parcelas são, em média, de R$ 50, valor módico para os futuros moradores como a empregada doméstica e lavradora Edna Maria de Jesus. “Estou muito feliz, graças a Deus. É um sonho que está sendo realizado. Achei a construção boa, principalmente para nós que vivemos de aluguel. Escolhi o primeiro andar. Vou assinar o contrato e pegar a chave na quarta-feira, dia 10”, disse Edna.

Na solenidade que marcou a entrega das habitações, Geisa Amorim Nascimento falou em nome das famílias que irão viver nos apartamentos do Residencial São Francisco. “É uma honra estar aqui junto de pessoas que foram capazes de fazer melhorias para cada uma dessas famílias carentes. Minha Casa, Minha Vida: o nome diz tudo. É a realização das pessoas que não tinham condições de ter a sua casa”.

Outras mil residências deverão ser entregues em Juazeiro, nos próximos 30 dias, por meio do programa Minha Casa, Minha Vida.

Em pronunciamento na cerimônia, Dilma Rousseff disse que o poder público cumpre seu papel ao proporcionar segurança e tranquilidade às pessoas que mais necessitam. “O que nós, presidenta, governador e prefeito, estamos fazendo aqui hoje é cumprir uma obrigação com as populações mais pobres. É nosso dever assegurar que cada brasileiro tenha um lar”.

Termos de compromisso

Ainda em Juazeiro foi autorizada a execução de novos projetos que beneficiam, em especial, a população de baixa renda do município. Foram assinados dois termos de compromisso, no âmbito do PAC 2, no valor total de R$ 48,78 milhões, para projetos nas áreas de saneamento, urbanização e habitação. Nesses projetos estão incluídas 1,2 mil moradias do Minha Casa, Minha Vida 2, além de áreas de lazer, postos de saúde, escolas e centros culturais.

Jaques Wagner afirmou que o programa Minha Casa, Minha Vida impulsiona a economia ao gerar milhares de empregos na área da construção civil. “Ao entregar casas como essas, estamos fortalecendo os valores da família, a dignidade do pai e da mãe, que vão olhar para os filhos com orgulho por estarem morando numa casa que oferece mais conforto”. O governador ainda fez sugestões aos moradores para que tenham mais qualidade de vida. “Plantem uma árvore. Façam um jardim. Protejam esse ambiente para que ele se torne inspirador dos valores da família”.

Central de Regulação de Leitos

O Governo da Bahia, por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), inaugurou, também nesta sexta-feira, a Central de Regulação de Leitos de Juazeiro, no mesmo prédio onde funciona a Central de Regulação do Samu. A unidade é a primeira do país a operar em regime interestadual, entre Bahia e Pernambuco.

“Essa central contempla 55 municípios, vai otimizar os recursos de leitos de hospitais e facilitar o acesso do usuário às unidades hospitalares. A unidade vai servir de modelo para centrais de regulação instaladas em outros estados”, disse José Denes Rufino, coordenador da central. Mais de 30 pessoas trabalham na unidade, entre elas, 14 médicos, dois enfermeiros e 11 atendentes.

Publicada às 17h40
Atualizada às 22h20