A 4ª Oficina do Plano Estadual de Habitação de Interesse Social e Regularização Fundiária (Planehab) acontece até esta sexta-feira (19), no Hotel Rio Center, em Juazeiro. No encontro estão sendo identificadas as demandas dos territórios de identidade Sertão do São Francisco, Piemonte de Diamantina, Itaparica e Piemonte Norte de Itapicuru.

Promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Sedur), a oficina reúne representantes do poder público e da sociedade civil dos 34 municípios que compõem os quatro territórios. Segundo a diretora de Planejamento Habitacional da Sedur, Adalva Tonhá, esses encontros representam uma fase muito importante do planejamento. “Levantamos as demandas de cada região, com suas especificidades, e buscamos propor ações para o enfrentamento das questões de forma participativa”.

Para Dário Nunes dos Santos, coordenador do Colegiado Territorial do Sertão do São Francisco – região onde o município de Juazeiro fica situado -, “o governo estadual tem convocado os territórios para atuar em parceria na decisão das políticas públicas. Temos avançado bastante na discussão de novas formas de fazer esse planejamento”. De acordo com o representante do Conselho Estadual das Cidades (ConCidades/BA), Ailton Candeiro, a participação das diversas instâncias da sociedade civil é essencial para que o plano tenha caráter plural.

O Planehab será o instrumento de aplicação da Política Estadual de Habitação de Interesse Social (Pehis), que tem como objetivo o enfrentamento do déficit habitacional, garantindo moradia digna para a população, por meio da construção de novas unidades e requalificação das já existentes, articuladas com acesso a infraestrutura e equipamentos de saúde, transporte, educação e lazer.