Para discutir as demandas habitacionais dos territórios Baixo Sul e Litoral Sul e envolver os municípios na construção do Plano Estadual de Habitação de Interesse Social (Planehab), começou nesta segunda-feira (8), em Ilhéus, a segunda oficina do plano. A atividade é realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano do (Sedur), no auditório do Barravento Praia Hotel, reunindo representantes do poder público e da sociedade civil.

A oficina termina nesta terça (9) com a reunião dos grupos de trabalho e apresentação das demandas de cada território. A próxima atividade acontece, em Teixeira de Freitas, nas próximas quarta e quinta-feiras (10 e 11), envolvendo os 21 municípios do Território Extremo Sul. O Planehab é produzido a partir do diagnóstico inicial feito pelo Grupo Técnico de Apoio (GTA), empresa contratada para elaborar o plano, e das contribuições pontuadas nesses encontros.

“Vamos poder qualificar o atendimento das demandas, pensando o conceito de moradia digna previsto na Pehis [Política Estadual de Habitação de Interesse Social], proporcionando à população não somente a casa, mas também infraestrutura adequada, equipamentos de lazer, acesso a serviços públicos e inclusão produtiva,” explica a superintendente de Habitação da Sedur, Eleonora Mascia.

Expectativa

Wesley Novais, representante da Associação de Moradores do Bairro Waldeck Ornelas, no município de Uruçuca, tem expectativa de que, por meio das oficinas, possam ser encaminhadas as dificuldades dos municípios e atendidas as demandas. “Uma reivindicação que fazemos em nossa cidade é sobre a participação mais ativa dos movimentos sociais em relação aos projetos habitacionais”.

Já a coordenadora do programa Minha Casa, Minha Vida, na Prefeitura de Ilhéus, Cristiane Almeida, acha importante “que haja participação dos gestores municipais nesses eventos, pois são eles estão à frente do planejamento das cidades”.

O Planehab é elaborado em três etapas. A primeira, que consiste de metodologia e plano de trabalho, já foi concluída. A segunda é o diagnóstico elaborado nas oficinas, e a terceira, as metas e estratégias a serem apresentadas à população em plenárias. O Conselho Estadual das Cidades (ConCidades/BA) atua no Planehab como representação da sociedade civil organizada.