Ao participar de um debate sobre mobilidade urbana e os portos, nesta quinta-feira (4), o governador Jaques Wagner defendeu a construção de um sistema de transporte integrado com metrô, ônibus e BRT, em Salvador e Região Metropolitana (RMS). O encontro promovido pela Federação das Indústrias da Bahia (Fieb) e uma rede de comunicação do estado aconteceu, na sede da entidade, no Stiep, em Salvador.

Wagner disse que é preciso concluir a ‘linha 1’ do metrô até Pirajá e ligar o aeroporto ao Acesso Norte, completando esse sistema até Cajazeiras com outra linha de metrô ou mesmo BRT. Assim, Salvador teria 34 e não 12 quilômetros de metrô, com eficiência e viabilidade econômica. “Foi feita uma análise técnica e essa é a solução mais inteligente, projetando a capacidade e o volume de passageiros, para hoje e para amanhã, viabilizando o que já foi construído e criando um sistema com maior capacidade de conduzir passageiros. Agora, vou conversar com a presidenta Dilma, porque é o governo federal que vai financiar e fazer o aporte de recursos”.

Projeto e obras de infraestrutura

O governador também falou sobre projetos e obras de infraestrutura em andamento no estado, por meio de parceria com o governo federal, como o Porto Sul e a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), além da recuperação de seis mil quilômetros e construção de outros quatro mil quilômetros de rodovias. Ele citou ainda o Complexo Viário 2 de Julho e a Via Expressa Baía de Todos-os-Santos, em Salvador.

“Agora, os portos são meu maior desafio. O Porto Sul, que fica na ponta da Ferrovia Oeste-Leste, já está com o processo em andamento. Esse complexo vai desafogar o oeste baiano, que tem grande produção agropecuária. Em Salvador e Aratu, temos que melhorar.”

Wagner informou que a Proposta de Manifestação de Interesse da Ponte Salvador – Itaparica está sendo concluída e pretende publicar o resultado na próxima semana. Segundo ele, como parte das ações para a Copa 2014, o aeroporto está sendo preparado para receber mais passageiros, com um novo terminal.

Jaques Wagner agradeceu à Fieb pelo convite para participar do evento e ressaltou a importância do debate para a construção de uma sociedade democrática. “Quero colocar mais uma vez o governo de portas abertas, através de nossas secretarias, do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e do PPA Participativo, pra gente debater”.

Publicada às 11h30
Atualizada às 15h10