Durante todo o sábado (13), Planaltino, a 330 quilômetros de Salvador, recebeu o dia de lazer do projeto Caravana do Lazer, da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), que reuniu mais de duas mil crianças. O clima de festa foi marcado também pela presença do governador Jaques Wagner, que inaugurou obras no município.

O evento serviu para os quase 70 agentes que participaram do curso de capacitação de multiplicadores do lazer colocar em prática o que aprenderam em dois dias em sala de aula. Para a professora e diretora de escola, Maria das Graças de Souza, tudo foi motivo de comemoração, “além de gratificante, pois é uma excelente oportunidade para todas as crianças do município, incluindo as das zonas rurais, vivenciarem o lazer”.

“Muitas das nossas crianças dos povoados nunca tiveram a oportunidade, por exemplo, de ver e brincar numa cama elástica ou piscina de bolinha. Nesse dia, pudemos presenciar ainda o regate do esporte e do lazer, o lado lúdico de brincadeiras, como pular corda, jogar capitão, peteca. Enfim, tudo isso faz com que as crianças saiam daqui felizes”, disse Maria das Graças.

A agente capacitada Débora Fabiana Silva levou sua filha Ana Maria para a piscina de bolinhas. Já o diretor de ensino e apoio pedagógico da Secretaria de Educação de Planaltino, Marcos Paiva, declarou que o legado do projeto Caravana do Lazer vai servir de aprendizado para ser aplicado, inclusive, em atividades escolares, “através, por exemplo, da realização de brincadeiras, oficinas de reciclados e sistemas de competições, não só esportivas como culturais”.

Quem também aproveitou foi Lucas Cardoso, nove anos. “Esta é a quarta vez que vou escorregar e já troquei de roupa três vezes”.

Desde as 7h30 a praça foi invadida por muitas crianças, como as das zonas rurais de Ibitiguira, Santo André, Nova Itaípe, Figueiredo, Tiririca, Campinhos, além dos assentamentos Lagoa da Onça e São Diogo.

Ana Luíza Morbek, oito anos, disse que participou de todas as atividades e brincadeiras. “Só vou parar quando encerrar tudo”.

“Nunca vi tanto fôlego. Está sendo uma experiência gratificante para mim”, destacou a agente Aline Oliveira da Cruz, professora de alunos da quinta à oitava série e que trabalha com teatro.

Não só as crianças, mas toda a comunidade de Planaltino esteve envolvida nas atividades, a exemplo de oficinas de pintura, desenho e reciclados, camas elásticas, piscina de bolinhas, pista de sabão, jogos de ludo gigante, corrida maluca, dominó e dama gigantes, miniquadra de vôlei, golzinho, entre outras brincadeiras, fechando com a apresentação da Fanfarra Estudantil Planaltinense.