Orientação sobre fiscalização e licenciamento ambiental, averbação de reserva legal, projetos sustentáveis e a campanha ‘Bahia sem Fogo’, que pretende evitar e combater atividades que ocasionam incêndios florestais. Essas foram algumas das ações realizadas pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema) durante o Festival de Lençóis, na Chapada Diamantina, encerrado no domingo (28).

Lideranças comunitárias do povoado de Cruz, no município de Palmeiras, além de associações de Taquari, Ribeirão e do Capão, também aprenderam novas maneiras de manejo e cultivo do solo e sobre os sistemas agroflorestais, informou a técnica de fiscalização preventiva, Fabíola Cotrim.

As orientações relativas ao cuidado com os incêndios ainda foram passadas aos turistas. O órgão recebeu 15 denúncias ambientais na Chapada Diamantina, as quais foram averiguadas e tomadas medidas cabíveis.

Viveiro 

Na sexta-feira (26), a Sema inaugurou, em Lençóis, um viveiro de 1.500 metros quadrados de mudas nativas dos biomas Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica, que tem o seu foco na arborização de áreas urbanas e recuperação de áreas degradadas, a exemplo de matas ciliares e nascentes da região. A capacidade inicial do viveiro é de 100 mil mudas por ano.