O QUE É: entrega de recuperação da BA-210; inauguração do Samu Regional e assinatura de pacto do programa Todos pela Escola.
LOCAL: município de Paulo Afonso (Centro de Cultura Lindinalva Cabral), no território de identidade de Itaparica, a 434 quilômetros de Salvador.
DATA: 19.08.11 (sexta-feira)
HORÁRIO: 14h

A população de Paulo Afonso recebe, nesta sexta-feira (19), uma série de ações do Governo do Estado, nas áreas de infraestrutura, saúde e educação. Às 14h, o governador Jaques Wagner estará no município para entregar a recuperação do trecho Paulo Afonso – barragem de Itaparica – acesso a Quixaba, na BA-210; inaugurar o Serviço Móvel de Urgência Regional (Samu Regional) e firmar com prefeitos da região o pacto pelo programa Todos pela Escola. Durante a visita, Wagner ainda assina a ordem de serviço para recuperação de outro trecho da BA-210, entre a BR-110 e divisa com Sergipe, e o projeto de lei para instituir a Fundação Estatal Hospital Regional de Paulo Afonso, a partir do Hospital Nair Alves de Souza (Hospital da Chesf).

Infraestrutura

O trecho de 32 quilômetros que liga Paulo Afonso à barragem de Itaparica e dá acesso ao povoado de Quixaba (município de Glória) foi pavimentado com dupla camada de asfalto, o que garante sua durabilidade. Com o investimento de R$ 14,67 milhões, a obra beneficia 195 mil pessoas, das cidades de Paulo Afonso, Jeremoabo, Glória e todo o complexo da barragem. A recuperação também favorece o escoamento da produção local, baseada na agricultura, pecuária, e o turismo na região.

Já o trecho entre a BR-110 e a divisa com Sergipe, na altura do povoado de Xingozinho, em Paulo Afonso, possui 24 quilômetros de extensão e também receberá pavimento com dupla camada de asfalto. A obra está orçada em R$ 5,75 milhões e beneficiará 180 mil moradores dos municípios de Paulo Afonso, Jeremoabo, Glória e Santa Brígida.

Saúde

O Samu Regional, com sede em Paulo Afonso, cobre ainda os municípios de Abaré, Chorrochó, Jeremoabo, Glória, Macururé, Pedro Alexandre, Rodelas e Santa Brígida, totalizando 238.664 habitantes. Todas as cidades contam com uma ambulância se suporte básico, sendo que, Paulo Afonso e Chorrochó também têm uma unidade de suporte avançado.

Em relação ao Hospital da Chesf, a intenção do governo é transformá-lo em uma fundação estatal, para que assim possa receber recursos estaduais e federais, ampliando os serviços oferecidos e melhorando a estrutura. O projeto de lei será assinado pelo governador e encaminhado para votação na Assembleia Legislativa.

Com a alteração da constituição jurídica, o hospital passará a ter autonomia administrativa e financeira e será gerido por um conselho com representantes do Governo do Estado, Prefeitura de Paulo Afonso e da Chesf.

Educação

Com o objetivo de assegurar que todas as crianças de escolas públicas sejam alfabetizadas até os oito anos de idade, Wagner e 25 prefeitos da região assinarão o pacto do programa Todos pela Escola. O documento pontua as obrigações do Estado e dos municípios para a execução do programa.

Entre as atribuições do governo estadual estão a produção e distribuição de livros e materiais pedagógicos para professores e estudantes da alfabetização de todas as escolas, além da formação dos professores formadores e alfabetizadores.

Já os municípios assumem a responsabilidade pela implantação dos cantinhos de leitura em sala de aula, com apoio do Estado. As prefeituras também devem ofertar reforço escolar para os estudantes e garantir a participação dos educadores nas formações oferecidas pelo governo estadual.

Ao todo, 214 municípios já aderiram ao programa. Serão contempladas 7.244 escolas das redes municipais de ensino, com 10.651 professores alfabetizadores e 277 professores formadores, beneficiando 191.718 estudantes.