O QUE É: inauguração de base operacional da Polícia Militar (PM); entrega da reforma do hospital municipal e de sinalização turística e assinatura de ordem de serviço para recuperação de estrada.
LOCAL: município de Andaraí, no território de identidade Chapada Diamantina, a 414 de quilômetros de Salvador.
DATA: 27.08.11 (sábado)
HORÁRIO: 9h30

Os mais de 13 mil habitantes do município de Andaraí, na Chapada Diamantina, recebem neste sábado (27) uma série de ações do Governo do Estado. Às 9h30, o governador Jaques Wagner estará no município para inaugurar uma base operacional da PM; entregar a reforma e ampliação do hospital municipal e a sinalização turística da região, além de assinar a ordem de serviço para recuperação de 148 quilômetros da BA-142.

A primeira obra a ser entregue é a base de Companhia Independente de Policiamento Especializado do Semiárido, com cinco policiais militares e uma viatura, que vai integrar a Força-Tarefa contra roubos a bancos no estado, além de reforçar o policiamento na região e reprimir o tráfico de drogas. Esta é a quinta base operacional da PM instalada no semiárido e a 30ª na Bahia. A expectativa é que sejam implantadas em cidades estratégicas mais 29 bases operacionais até o final do ano. O objetivo é formar um cinturão de policiamento em todo o estado para coibir ações criminosas e reforçar a segurança.

Após a inauguração da base da PM, Wagner segue para o hospital municipal, onde entrega as obras da primeira etapa da reforma e ampliação da unidade. O governo baiano investiu R$ 249,87 mil nas intervenções, que beneficiarão toda a população do município.

O governador ainda participa da inauguração da ampliação do Mercado Municipal Manoel Francisco Leite, que foi reformado pela prefeitura, e entrega a sinalização turística rodoviária da Chapada Diamantina. Com um investimento de R$ 199,82 mil, foram implantadas 126 placas, distribuídas nos circuitos do Diamante e do Ouro, além de áreas complementares, para informar aos visitantes a localização dos principais destinos turísticos da região.

Já na Praça Raul Dantas, Wagner assina a ordem de serviço para a recuperação da BA-142, no trecho que liga os municípios de Barra da Estiva, Mucugê, Andaraí e BR-242. Na estrada, de 184 quilômetros de extensão, serão investidos R$ 11,4 milhões nas obras de restauração e pavimentação, beneficiando cerca de 67 mil habitantes de Andaraí, Mucugê, Ibicoara, (Povoado de Cascavel) e Barra da Estiva. A rodovia, em boas condições de tráfego, possibilitará o desenvolvimento sustentável da região, principalmente o turismo.