Os moradores do município de Andaraí, a 414 quilômetros de Salvador, foram beneficiados neste sábado (27) com diversas ações do governo estadual. Entre elas, está a conclusão da primeira etapa da reforma do Hospital Municipal, quando foram investidos R$ 277 mil para atender a uma população de cerca de 14 mil pessoas. O evento contou com a presença do governador Jaques Wagner, do vice-governador e secretário de Infraestrutura, Otto Alencar e dos secretários Jorge Solla (Saúde) e Domingos Leonelli (Turismo).

De acordo com o secretário da Saúde, Jorge Solla foram recuperadas as oito enfermarias, incluindo a pediátrica, a sala de parto e berçários, totalizando 42 leitos. Também está sendo recuperado o centro cirúrgico para procedimentos simples. Em média são atendidas na unidade hospitalar 1450 pessoas.

Para a diretora do hospital, Ana Paula Carvalho, a reforma vai contribuir para a melhoria do atendimento aos moradores que muitas vezes tinham que ser transferidos para Itaberaba.
O hospital oferece à população as especialidades de ortopedia geral, psiquiatria, clinica médica, urologia e ginecologia.

Sinalização turístico-rodoviária

Além do hospital, foi iniciada a implantação da sinalização turístico-rodoviária da Chapada Diamantina. O projeto, desenvolvido pela Secretaria de Turismo vai contemplar 36 municípios que estão localizados nos circuitos do Ouro e Diamante, além de áreas complementares. As 126 placas estão sendo instaladas nas rodovias: BR-116 (a partir Feira Santana); BR-407; BA-026; BA-046; BA-052; BA-142 e BA-148. Foram investidos aproximadamente R$ 200 mil. As sinalizações vão contar com dados sobre distância rodoviária para as cidades e também os nomes dos municípios. As próximas etapas do projeto consistem na implantação de placas com o foco na sinalização dos atrativos turísticos.

Recuperação da BA-142

Outro beneficio para Anadaraí é a restauração e pavimentação do trecho da rodovia BA-142, de 184 quilômetros de extensão, que liga os municípios de Barra da Estiva, Mucugê, Andaraí e a BR-242. Para isso, o governador Jaques Wagner e o secretário de Infraestrutura, Otto Alencar, assinaram ordem de serviço com investimento de mais de R$ 11,4 milhões. A restauração vai melhorar o tráfego para 67 mil moradores das cidades de Andaraí, Mucugê, Ibicoara e Barra da Estiva.

Durante as inaugurações, o governador anunciou aos moradores a obra de saneamento básico da sede de Andaraí. Segundo ele, o processo licitatório já foi iniciado. “Temos que investir no desenvolvimento das cidades do interior baiano. Estas obras que estamos realizando é um agradecimento à população que acredita no governo”, afirmou o governador durante o discurso.