Representantes da Secretaria de Governo do Estado de Sergipe visitaram, nesta terça-feira (30), a Ouvidoria Geral do Estado da Bahia (OGE) para conhecer a estrutura e o funcionamento do órgão. Em fase de reestruturação, a Ouvidoria Geral de Sergipe utilizará o Sistema de Ouvidoria e Gestão Pública (TAG), desenvolvido pela ouvidoria baiana.

Em Sergipe, a ouvidoria é vinculada à Secretaria de Governo e na administração pública estadual existem mais de 30 ouvidorias. A meta, segundo o Coordenador de Atendimento e Comunicação da OGE (Sergipe), Allan Sales, é implantar primeiro o TAG na ouvidoria geral e ampliar para as demais unidades.

O ouvidor-geral do Estado da Bahia, Jones Carvalho, destaca que um dos elementos principais do êxito de uma ouvidoria é um bom sistema. "Gasta-se muito para se desenvolver um sistema, por isso compartilhamos nossa tecnologia com estados e municípios. Assim, potencializamos o funcionamento de ouvidoria em todo o país".

Segundo o ouvidor-geral, ultimamente outros dois estados (Espírito Santo e Minas Gerais), 14 prefeituras do Brasil e a Câmara de Vereadores de Salvador assinaram convênio com a OGE da Bahia mediante Acordo de Cooperação Técnica. Também há parcerias com a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (Sedh/PR), Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir/PR), entre outros órgãos.