A Secretaria para Assuntos Internacionais e da Agenda Bahia (Serinter), por meio do Comitê Estadual do Pacto Nacional ‘Um mundo para a criança e o adolescente do Semiárido’, realiza nesta quinta-feira (4) a terceira reunião ordinária do ano.

Os integrantes do comitê vão conhecer as ações da Câmara de Prevenção Social do Pacto pela Vida, que serão apresentadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes).

A reunião acontece das 9 às 12h, no auditório 6 da Casa Civil, no subsolo da Governadoria, Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, e vai discutir também o andamento das ações desenvolvidas pelas secretarias estaduais e organizações não governamentais para cumprimento das metas pactuadas.

Na pauta consta ainda a discussão das tarefas para mobilização final do seminário “A Voz dos Adolescentes do Semiárido”, programado para o período de 11 a 13 deste mês, em Feira de Santana, com a participação de 100 adolescentes e 20 educadores.

Compromisso de todo o Brasil

O Pacto Nacional ‘Um mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido’ é uma iniciativa de solidariedade, cidadania e compromisso de todo o Brasil com o desenvolvimento da região.

Em junho de 2004, o governo federal, os governos dos estados do Nordeste – além de Minas Gerais e Espírito Santo -, organizações da sociedade civil, organismos internacionais e empresas assinaram um documento, em que se comprometeram a adotar medidas para melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes, cumprindo metas nas áreas de saúde, educação e proteção.

Em 26 de junho de 2007, o Governo da Bahia assinou a repactuação e tem apoiado as ações políticas municipais, via comitê estadual, organizando eventos de capacitação, estabelecendo órgãos e fundos específicos para a região, direcionando políticas e fortalecendo parcerias em processos de desenvolvimento local.