A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento do Estado (SEPLAN), comemorou, na quinta-feira (25), os 20 anos da sua mais antiga publicação, a revista Bahia Análise & Dados. A data foi marcada pelo lançamento da edição comemorativa da revista, no Sol Victória Marina Hotel, com palestras do economista Francisco Teixeira, da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e do secretário de Cultura do estado, Albino Rubim, além da presença de diversos dirigentes de instituições governamentais e de pesquisa e estatística.

“A revista Bahia Análise & Dados, em todo esse período, conseguiu ser plural e abarcar um amplo espectro de temas, sendo extremamente importante essa produção e difusão de conhecimento para a construção de um projeto democrático”, pronunciou o secretário do Planejamento, Zezéu Ribeiro, na abertura do evento.

Fornecedora de dados

O diretor-geral da SEI, Geraldo Reis, disse que esta é “uma das revistas mais importantes do estado na área da socioeconomia, tendo reunido, ao longo de sua história, nomes como Milton Santos, Rômulo Almeida, José Sérgio Gabrielli, Paul Singer, Pierre Salama, entre muitos outros. Abrangendo grande área do conhecimento, as reflexões desses articulistas deram conta das mudanças políticas, econômicas, sociais, demográficas e ambientais pelas quais passou o mundo nos últimos 20 anos”, disse.

O diretor convidou a socióloga Inaiá Carvalho para compor a mesa, representando os mil autores que já veicularam seus trabalhos na publicação. A pesquisadora, ressaltou “a seriedade e a qualificação do trabalho da SEI, que sempre contribuiu para a produção de conhecimento, tanto como fornecedora de dados para nossos estudos, quanto como disseminadora dos nossos trabalhos”. Carvalho também elogiou, de forma enfática, “o excelente nível de qualidade alcançado pela revista”.

Palestras

O lançamento contou com a palestra do economista Francisco Teixeira, que apresentou a trajetória socioeconômica da Bahia nas duas últimas décadas, desde a estratégia exógena e espasmódica até os desafios atuais. “É importante desconcentrar a economia, setorial e espacialmente, porém, aquela estratégia antiga de realocar investimentos tem que ser revista. O desafio agora é dinamizar as nossas potencialidades”, disse.

Na palestra apresentada pelo secretário de Cultura, o professor-doutor da UFBA, Albino Rubim, apresentou a transição cultural do estado nos últimos 20 anos. Entre os desafios atuais, ele colocou a superação da “monocultura” baiana, termo que se refere ao favorecimento de manifestações musicais ligadas ao carnaval, a ampliação do acesso às diversas modalidades de cultura, a regionalização das redes midiáticas, a criação de um ambiente criativo e crítico no estado e, por fim, “o desenvolvimento de algo que chamamos de uma cultura cidadã”.

“Nós não teremos uma evolução da nossa sociedade no plano social e econômico sem também avançar num sentido mais amplo, integral. O avanço econômico tem que coincidir com um movimento de transformação cultural”, defendeu.

A edição comemorativa dos 20 anos da revista Bahia Análise & Dados traz nomes que tiveram participação marcante ao longo da história da publicação, como Oswaldo Guerra, Fernando Pedrão, Simone Uderman, Guaraci Adeodato, Paulo Jannuzzi, Graça Druck, Ângela Borges, Asher Kiperstok, entre outros.
Os artigos são divididos nas seções Economia Baiana, População e Espaço, Mercado de Trabalho e Meio Ambiente e Geoinformação. A edição apresenta ainda entrevista com Eduardo Pereira Nunes, presidente do IBGE. A edição pode ser encontrada na biblioteca Rômulo Almeida (SEI) e no site da SEI