O sociólogo Edson Valadares é o novo coordenador do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia (Codes), vinculado à Secretaria de Relações Institucionais (Serin) do Governo do Estado. Entre as metas anunciadas por ele está a de aproximar os planos de médios e longos prazos dos setores produtivos com a finalidade de criar conexões em busca de propósitos comuns.

O secretário da Serin, Cesar Lisboa, acredita que os desafios de Valadares e do Codes para o próximo período são discutir os gargalos de infraestrutura, o quadro de déficit social, como também propor alternativas e oportunidades para a Bahia continuar a se desenvolver.

Formado pela UFBA e pós-graduando em planejamento urbano e gestão de cidades, Valadares, no primeiro mandato do governador Jaques Wagner, foi chefe de gabinete das Secretarias de Planejamento (Seplan) e de Desenvolvimento Urbano (Sedur), coordenou o PPA Participativo e o programa ‘Pensar Bahia 2023’.

A composição do conselho reflete a diversidade social, com 45 representações dos mais variados segmentos, como empresários da indústria, mineração, comércio, turismo, agropecuária, construção civil, trabalhadores, juventude, acadêmicos, intelectuais, artistas, entre outros.