Manter o olhar voltado para o paciente, acolhendo-o e prestando uma assistência com mais qualidade. É o que pretende a nova diretora do Hospital Geral Roberto Santos, Delvone Freire Gil Almeida, que teve nomeação publicada na edição de terça-feira (16) do Diário Oficial do Estado. Com uma trajetória de quase duas décadas no HGRS, onde iniciou como médica residente, ela é a segunda mulher a assumir a direção geral do hospital. Na próxima terça-feira (23), às 10h, Delvone reunirá os coordenadores de todos os setores e serviços no colegiado geral, mecanismo de cogestão da unidade.

Soteropolitana, formada pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (Ufba), onde também fez mestrado, doutorado e pós-doutorado, Delvone Almeida especializou-se na área de gastro-hepatologia e endoscopia digestiva. No Roberto Santos atua no serviço de endoscopia e gastroenterologia.

A médica também trabalha no Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hospital das Clínicas), na endoscopia e gastro-hepatologia como preceptora e pesquisadora na área de hepatites virais, e exerceu funções em hospitais de grande porte da rede privada.

No HGRS, Delvone desenvolve há quase três anos atividades à frente da Diretoria de Ensino e Pesquisa. Nesta área, obteve conquistas como o registro do Comitê de Ética em Pesquisa, o credenciamento do HGRS como Hospital de Ensino e a implantação de novos programas de Residência, dialogando com várias escolas da área de Saúde.

Também firmou parcerias com instituições como a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), a exemplo do convênio que permitiu o acesso, no HGRS, a importantes publicações de cunho científico que integram o acervo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação.

Casada, com três filhas já cursando o ensino superior, Delvone descreve o HGRS como um lugar onde tem queridos amigos e pacientes antigos e afeitos, com os quais se relaciona bem há anos. "Considero-me do clube do Roberto Santos, um hospital enorme, com muitos problemas, mas que tem bons projetos em andamento e a serem desenvolvidos. Unidade onde diariamente descubro pessoas raras, interessadas em colaborar e que acreditam no hospital e na possibilidade de juntos fazermos a diferença na vida daqueles que estão com a saúde – o seu maior bem – comprometida".