A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por meio da Coordenação do Sistema Estadual de Transplantes (Coset), realiza nesta terça-feira (2), das 8h às 12h, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), videoconferência com o tema ‘Ciência, Vida e Solidariedade: Avanços e Desafios da Educação em Transplantes na Bahia’, que será transmitida dos pólos das Diretorias Regionais de Educação (Direcs) para diversos municípios integrantes da Rede Educação.

Gestores e professores da rede pública estadual, profissionais e gestores da área de saúde, professores e alunos da rede universitária, participam do evento. O objetivo é contribuir para a formação de educadores e profissionais de saúde no que se refere aos avanços e desafios da educação em transplantes, além de orientar sobre metodologias de educação em transplantes, em transversalidade com o ensino fundamental e médio.

A videoconferência será iniciada com exposição do coordenador Eraldo Moura sobre a situação atual dos transplantes no Brasil e na Bahia e os avanços e desafios para a preservação da vida entre a ciência e a solidariedade. Em seguida, a professora Liane Monteiro fala sobre educação e mobilização social em transplantes – exercício de vontades coletivas e o lugar da escola pública como agente multiplicador.

O último tema a ser apresentado é a integração da educação em transplantes à rede pública estadual pela coordenação de articulação escola/comunidade, com a professora Nayara Tavares. Após cada apresentação, haverá debate com a participação do público.