Em mais uma operação conjunta de combate a assaltos a ônibus em Salvador e região metropolitana, policiais civis e militares abordaram, das 9h às 11h desta quarta-feira (10), 32 ônibus e microônibus na Avenida Dorival Caymmi, em Itapuã, além de 14 motocicletas e seis Topics. Cerca de 50 pessoas também foram averiguadas nos pontos de coletivos distribuídos por toda a avenida. Não houve nenhuma prisão nem apreensão de material ilícito como arma e droga.

O Grupo Especial de Repressão a Roubos em Coletivos (Gerrc), unidade da Policia Civil subordinada à Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), disponibilizou o telefone (71) 3312-2961 para que o usuário do sistema de transporte urbano possa denunciar ocorrências de assaltos sem a necessidade de custear tarifa telefônica, bastando utilizar o prefixo 9090. O Serviço Disque Denúncia da Secretaria da Segurança Pública (3235-0000) é outro meio para denunciar a ação de criminosos na frota de ônibus.

O cidadão que presenciar ou tenha sido vítima de assalto em ônibus, pode informar ao Gerrc as características do autor como aparência física, traje e outros detalhes que possam auxiliar o seu reconhecimento para posterior prisão. O cadastro de infratores, as imagens captadas durante os assaltos por micro-câmeras instaladas na frota urbana e a participação do cidadão, denunciando a ação de marginais, têm contribuído para otimizar o trabalho da polícia no combate aos assaltos em coletivos.