Dez pessoas que integram a quadrilha responsável por, pelo menos, três assaltos ao sítio do artista plástico Frans Krajcberg, 90 anos, em Nova Viçosa, no sul da Bahia, a 890 quilômetros de Salvador, foram apresentadas à imprensa nesta segunda-feira (22) pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador.

Responsável pelas investigações de dois furtos ao Sítio Natura, nos dias 31 de dezembro de 2010 e 3 de abril deste ano, e do roubo ao imóvel ocorrido em 14 de julho último, o coordenador da 8ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), de Teixeira de Freitas, delegado Marcus Vinícius Costa, explicou como atuava a quadrilha formada por alguns ex-funcionários da propriedade.

“Pessoas que já trabalharam para o artista plástico mantinham contato com atuais empregados, os quais, sem perceberem, passavam informações sobre o que acontecia no Sitio Natura”, afirmou o delegado.

Segundo a polícia, na primeira investida da quadrilha, Israel Avelar dos Passos, 25 anos, Aduílio de Souza Félix, 33, Jarbas Ribeiro Filho, 41, e Luiz Paulo Batista das Neves, 24, invadiram o sítio na noite de réveillon, enquanto o artista viajava, levando cerca de R$ 120 mil. Em abril, o quarteto voltou a agir na ausência de Krajcberg e furtaram cerca de R$ 10 mil, além de quatro obras de arte do seu acervo.

Um dia após o roubo do dia 14 de julho, do qual participaram o quarteto e mais Diones Reis Sampaio e André de Souza Pacheco, policiais militares prenderam Diones, que tentava escapar de uma blitz em Nova Viçosa. Com ele, foram encontrados objetos pessoais da vítima, eletrodomésticos, uma pistola, dois revólveres calibre 38 e R$ 1.735.

De acordo com o delegado Marcus Vinícius, a prisão feita pela PM foi importante para a desarticulação da quadrilha, pois a partir da captura de Diones, Marcos Vasconcellos de Araújo, outro integrante do bando, foi detido em Nova Viçosa.

Operação

Deflagrada no dia 18 de julho, a Operação Atena cumpriu oito mandados de prisão contra Isac Alves Delmira, Maria Aparecida Alves dos Santos e Israel Avelar dos Passos (ex-funcionários do sítio), Aduílio, Jarbas e Luiz Paulo, todos capturados em Nova Viçosa, além de Clara Lúcia Alves Reis, 51 anos, e André de Souza Pacheco, 23, em Nanuque, Minas Gerais.

A operação reuniu equipes da 8ª Coorpin e das Delegacias Territoriais de Porto Seguro, Cabrália e Arraial d’Ajuda, envolvendo 22 investigadores. Os oito homens do grupo estão custodiados na 8ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior. Já as mulheres foram conduzidas para a carceragem do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas.