“Esse é mais um passo grande para o Pólo (Industrial de Camaçari), que tem 30 anos, e que, pensando numa perspectiva para mais 30, começa a criar novas cadeias produtivas", afirmou o governador Jaques Wagner, nesta quinta-feira (25), ao participar do lançamento do primeiro Centro de Inovação e Tecnologia Ambiental (Cita) privado do país.

A unidade pertence à Cetrel – Empresa de Proteção Ambiental e vai desenvolver pesquisa na área de aproveitamento de resíduos industriais para a fabricação de novos produtos, a exemplo da “madeira de plástico”, materiais de construção e matéria prima para a própria indústria.

O governador falou sobre a importância do investimento privado em inovação, o que aumenta o poder de competitividade e atração de indústrias para a Bahia. "Espero que seja inspirador e atraia novos negócios que se pautem pela sustentabilidade”.

Wagner também lembrou que o Pólo de Camaçari passa por um momento de renovação, com o anúncio do investimento de R$1,2 bi da Basf, e de outros investimentos que juntos devem somar R$ 4,5 bi até 2015. Segundo ele, um Centro de Inovação Ambiental é importante para consolidar esse novo momento.

O Cita fica em Camaçari e possui infraestrutura com equipamentos analíticos e de testes de desempenho ambiental dos produtos feitos a partir de resíduos. Também possui laboratórios para simulação de processos de reuso de água, valorização de resíduos em matrizes cerâmicas, poliméricas, metálicas e em produtos que utilizam fibras naturais na estrutura.

Publicada às 11h20
Atualizada às 15h