A plenária da segunda etapa do ciclo das Conferências Regionais do Emprego e Trabalho Decente, promovido pela a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), aconteceu nesta quinta-feira (18), no município de Alagoinhas. Até o dia 30 deste mês serão realizadas todas as cinco. A primeira foi em Barreiras, na terça-feira (16).

O evento em Alagoinhas aconteceu na Câmara Municipal, das 9h às 17h, com a presença de representantes dos empregadores, trabalhadores e Governo do Estado. “O debate foi muito produtivo porque contou com representantes dos três setores, além do fato de termos tido a participação de representação de oito municípios da região”, disse o assessor especial da Setre, Milton Barbosa.

Os municípios representados foram Alagoinhas, Salvador, Acajutiba, Conceição do Coité, Pojuca, Feira de Santana, Cardeal da Silva e Itapicuru, envolvendo ainda os territórios de identidade do Sisal, Baixo Sul, Bacia do Jacuípe, Agreste de Alagoinhas/Litoral Norte, Portal do Sertão, Recôncavo e Região Metropolitana de Salvador.

O representante do Centro das Indústrias de Feira de Santana, Arlindo Marques, explicou sua participação no encontro transcendeu à representação profissional. “Faço questão de estar presente, enquanto empresário e cidadão, porque sei que o trabalho desenvolvido aqui, com certeza, renderá bons frutos”.

Para desenvolver as atividades do dia foram formados dois grupos de discussão, sendo que um debateu questões relacionadas à ‘proteção social’ e ‘ao trabalho e emprego’. O outro discutiu ‘princípios e direitos’ e o ‘Fortalecimento dos Atores Tripartites e do Diálogo Social’.

Representando os trabalhadores de Feira de Santana, o diretor do Sindicato dos Empregados do Comércio, Adalto de Souza, afirmou que “o encontro chegou na hora certa, pois a sociedade deve continuar valorizando cada vez mais o trabalhador e potencializar a discussão acerca do trabalho decente”.

Preparatórias

Neste ano, o estado da Bahia realizou 72 conferências municipais sobre o assunto, entre os meses de junho e julho. As próximas conferências regionais serão em Irecê (dia 25), Vitória da Conquista (26) e Juazeiro (30). Os encontros são preparatórios da III Conferência Estadual do Emprego e Trabalho Decente, prevista para os dias 22 e 23 de setembro, no Hotel Fiesta, em Salvador.