Cerca de 400 pessoas participam durante toda esta quarta-feira (17) das palestras e oficinas oferecidas gratuitamente na unidade central do Sinebahia, no Iguatemi, em Salvador. A mobilização integra o Dia Nacional em Defesa do Sistema Público de Emprego, que na Bahia acontece simultaneamente em 16 cidades.

Graciara Aparecida Souza Santos, 35 anos, participou do curso de dicção e fluência verbal e está em busca de uma oportunidade no ramo de hotelaria ou telemarketing. “O que aprendi aqui vou levar pra casa e, principalmente, para minha profissão”.

Mais de mil candidatos ao mercado de trabalho comparecem por dia à unidade central do Sinebahia, onde são oferecidos regularmente oito cursos gratuitos. Para participar, o trabalhador precisa apenas fazer a inscrição munido dos documentos pessoais e comprovantes de residência e de escolaridade. Para quem já possui cadastro, precisa levar a carteira de trabalho.

O coordenador do Sinebahia, Hildásio Pitanga, afirmou que o órgão, além de oferecer capacitação e fazer habilitação ao mercado de seguro-desemprego, apresenta formas de acesso ao mercado de trabalho. “Estamos promovendo palestras sobre técnicas de venda, como falar em público, a questão da fluência. A unidade central concentra a maior parte dessas palestras em diversos horários”.

O Sinebahia oferece ainda em Salvador oficinas de técnicas de redação, matemática e cursos de telemarketing, técnicas de venda e informática. Esse último também disponível no formato voltado a pessoas com deficiência.

As outras cidades baianas que participam da mobilização nacional são Alagoinhas, Candeias, Barreiras, Eunápolis, Jequié, São Sebastião do Passé, Dias d’Ávila, Irecê, Itabuna, Jacobina, Juazeiro, Luís Eduardo Magalhães, Santo Antônio de Jesus, Conceição do Coité e Vitória da Conquista.

Criação de 2.033 empregos celetistas

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), em julho deste ano foram criados na Bahia 2.033 empregos celetistas, o equivalente à elevação de 0,12% em relação ao estoque de assalariados com carteira assinada do mês anterior.

O secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, disse que a intenção é melhorar ainda mais os índices de geração de emprego com carteira assinada em todas as regiões do estado. “Este ano estamos com o recorde no Nordeste. Geramos o dobro do que o segundo estado gerou de novas vagas. Mesmo que não tenhamos um resultado expressivo como em 2010, quando a economia brasileira cresceu muito, teremos um número bastante significativo. Estimo 90 mil novos empregos”.