A Baía de Todos-os-Santos e o Rio Paraguaçu voltaram a ser cenário da regata Aratu-Maragojipe, que teve sua 42ª edição realizada sábado (20). A prova, que reuniu cerca de 300 embarcações e mais de mil tripulantes, teve como vencedora da categoria principal (orc) a velejadora baiana Juliana Duque, que esteve acompanhada de uma tripulação exclusivamente feminina no veleiro Iate II. O evento contou com apoio do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria Estadual de Turismo e da Bahiatursa.

Durante a travessia, mais de 20 saveiros realçaram ainda mais a beleza do percurso, com suas velas coloridas e tripulantes animados que celebraram a oportunidade de estar entre grandes velejadores, como Lars Grael. Participando pela primeira vez da regata Aratu-Maragojipe, Lars e sua equipe, a bordo do veleiro Sorsa, foram os primeiros a chegar a Maragojipe, sendo agraciados com um prêmio especial chamado de fita azul.

“A prova era pequena, depois passou a conquistar espaço e ganhou o cenário regional e hoje está entre os grandes eventos nacionais. O roteiro é muito bonito e de grande potencial para o turismo náutico. A Baía de Todos-os-Santos é linda e tem condições ideais para o turismo náutico”, disse Lars. A grande novidade deste ano foi a formação da comissão julgadora com membros da Associação Brasileira de Veleiros de Oceano (ABVO), que possibilitou maior rapidez no cálculo dos resultados.

Outra visitante que se disse encantada com a Baía de Todos-os-Santos foi a paulista Diana Melchheier. “Desde o ano passado venho velejar com meu marido e minha filha aqui na Bahia. O estado tem um potencial bárbaro. São lugares lindos como São Francisco do Conde, Jaguaripe e Itaparica e em todos os lugares que passamos fomos bem acolhidos pelos baianos”, contou a turismóloga que não concorreu na regata.

Para a coordenadora da prova, Carla Leal, a prova “ressalta a beleza do roteiro que promove o encontro do mar da Baía de Todos-os-Santos com o rio Paraguaçu. Essa imagem é levada para os quatro cantos do mundo, pois o evento atrai campeões nacionais e mundiais, sem contar com o aquecimento do mercado do turismo náutico na Bahia”.

O secretário do Turismo, Domingos Leonelli, também destacou a Baía de Todos-os-Santos como um dos principais destinos de turismo náutico no Brasil. “A Baía de Todos-os-Santos é a maior e uma das mais bonitas do Brasil. Ela também ganha projeção internacional com seu excelente potencial turístico. Estamos investindo muito nesse segmento, com a implantação de charters náuticos e saveiros”, comentou o gestor.

Requalificação

O turismo náutico da Bahia vem conquistando reforços importantes para o seu desenvolvimento. Além da desoneração fiscal, a região contará com investimentos de U$ 85 milhões para melhorar a infraestrutura na Baía de Todos-os-Santos.

Os recursos serão fruto de empréstimo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) por meio do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur Nacional) e vão propiciar a melhoria e implantação de píeres, atracadouros, marinas e construção de uma estrada batizada Via Náutica Baía de Todos-os-Santos. A expectativa é de que os contratos sejam assinados até o final do ano, com a vinda da missão do BID para a Bahia.

Entre as ações previstas também estão a implantação do Trem Cultural Santo Amaro-Cachoeira, do Projeto Oceanário de Salvador (estudos de localização e projetos) e requalificação de áreas turísticas, a exemplo da Praça Castro Alves.

Festa

A regata integra a programação da festa de São Bartolomeu, comemorada em Maragojipe durante todo o mês de agosto. Com presença marcante do sincretismo religioso que mescla a fé católica aos cultos do candomblé. A programação segue até o dia 30 com muitas missas e samba-de-roda.

Maragojipe fica no ponto de encontro do Rio Paraguaçu com o Rio Guaí, formando uma extensa região de lagamar, cercada por cerca de 30 quilômetros de manguezais de aproximadamente 30 metros de largura. Apresenta excelentes condições para o turismo náutico, contando, inclusive, com uma ponte de atracação para embarcações de grande porte. A cidade está a 155 quilômetros de Salvador.