A promoção turística da Bahia no exterior será voltada mais para a América do Sul. A informação é do secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, que também anuncia a intenção do governo baiano de seguir os passos da Embratur, no sentido de atrair mais turistas de países vizinhos.

Atualmente, segundo a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), dos mais de 500 mil visitantes estrangeiros que vêm à Bahia anualmente, menos de 20% são sulamericanos. Destes, a maioria (7,7%) é da Argentina, único país da América do Sul com voos diretos para Salvador.

Nessa nova estratégia de promoção, o Chile entra como um mercado potencial. Para viabilizar o plano, a ideia é atrair voos que liguem Salvador à capital chilena e a outras cidades do continente. “Mais de 60% das viagens internacionais são feitas para trechos aéreos com menos de seis horas de duração e, diante disso, pretendemos ampliar a nossa participação na América do Sul”, estima o secretário, com base em dados da Organização Mundial do Turismo.

Estratégia 

A decisão baiana converge com a nova estratégia da Embratur para viabilizar a América do Sul como polo emissor de visitantes ao Brasil. Em reunião recente com secretários de Turismo de todo o país, o presidente do Instituto Brasileiro de Turismo, Flávio Dino, confirmou a intenção de priorizar a promoção brasileira nos países vizinhos, tomando por base importantes eventos esportivos que ocorrerão entre 2013 e 2016 – Copa das Confederações, Copa do Mundo, Copa América e Jogos Olímpicos.

“Somente na Copa do Mundo devemos receber delegações de até cinco países sulamericanos e, com a proximidade territorial, podemos ter milhares de turistas”, avalia Dino.

Para garantir que os estados intensifiquem as promoções internacionais, Flávio Dino anunciou, na mesma reunião, a decisão da Embratur de ampliar o valor da verba descentralizada destinada a esse fim, passando de R$ 8 milhões para R$ 12 milhões por ano. A notícia deixou animados os secretários estaduais, principalmente o gestor baiano. “Essa era uma antiga reivindicação do Fórum Nacional dos Secretários de Turismo, que agora está sendo atendida pelo presidente da Embratur”, disse Leonelli.

Promoção na Europa e Estados Unidos

Apesar da estratégia de ampliar a presença de sul-americanos no estado, a Bahiatursa garante desenvolver ações na Europa e nos Estados Unidos, que atualmente possuem grande concentração de voos para destinos como Salvador e Porto Seguro. De acordo com a diretora de Relações Internacionais da Bahiatursa, Rosana França, serão mantidas atividades, a exemplo de workshops, capacitação de operadores, além da participação em feiras e eventos turísticos no exterior. Hoje a Bahia tem 27 voos regulares diretos internacionais para países como Estados Unidos, Espanha, Portugal, Alemanha e Argentina.