A Romaria de Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia, que atrai milhares de devotos todos os anos, terá seu ponto alto neste sábado (6), com uma programação religiosa que torna a cidade um reduto de fé, com a terceira maior peregrinação católica do país. Realizada há mais de três séculos, a manifestação deve reunir mais 300 mil fiéis durante nove dias, de acordo com a prefeitura local.

Às 10h, o governador Jaques Wagner visita o Santuário da Lapa. Ele vai discutir ainda com representantes do santuário do município, o projeto de requalificação e valorização ecológica e funcional do entorno do morro da gruta. O projeto vai contribuir com o turismo religioso na cidade, que todos os anos, entre os meses de julho e setembro, recebe milhares de devotos para o Novenário do Bom Jesus. Na pauta, estão a revitalização do espaço urbano, a proteção do ecossistema local e a melhoria do acesso ao município.

A programação é marcada por missas no Santuário, homenagens e procissões pelo circuito religioso da cidade. São diversos os atrativos que agradam baianos e turistas que visitam Bom Jesus da Lapa. Na entrada do município, o turista depara-se com o Morro de Bom Jesus, que tem 90 metros de altura e é composto por rochas de calcário e grutas, formando uma bela paisagem.

Com o tema “Bom Jesus, Filho amado de Deus Pai” a celebração deste ano contará com vários subtemas que serão apresentados durantes os dias do novenário. O Santuário é decorado de acordo com o tema central, e a cada ano surpreende os devotos com a riqueza de detalhes que o compõem.

Diferentemente de outras manifestações religiosas da Bahia, que conseguem agregar o sincretismo religioso, a Romaria de Bom Jesus da Lapa mantém-se fiel às comemorações católicas. O cenário majestoso talvez seja o diferencial entre a cidade baiana e os destinos de Aparecida (SP) e Juazeiro do Norte (CE), lugares que atraem outras romarias.

Como chegar

Partindo de Salvador pela BR-324, sentido Feira de Santana, o motorista deve seguir até o entroncamento da BR-242 e continuar pela rodovia até Ibotirama. A partir daí, entrar na BA-160, passando por Paratinga; deste ponto são 73 km até a cidade.

Para informações sobre onde ficar e onde comer, acesse o site.