A PM contará com a participação de 1.620 policiais e bombeiros militares no desfile de 7 de Setembro, que este ano celebra o 189º aniversário da Independência do Brasil. Além da tropa, a comemoração cívico-militar terá a presença do comandante-geral da PM, coronel Alfredo Castro, e do subcomandante-geral, coronel Carlos Eleutério, entre outras autoridades.

O policiamento ostensivo será reforçado por 430 PMs do Comando de Policiamento Regional/Baía de Todos-os-Santos (CPR/BTS), que vão atuar em toda a extensão do desfile, incluindo as áreas periféricas, pontos de ônibus e estações de transbordo.

A tropa da PM estará representada pelo Batalhão de Choque, Grupamento Aéreo (Graer), Polícia Rodoviária, companhias independentes de policiamento especializado (Cipes), Esquadrão de Polícia Montada, Esquadrão Águia, Corpo de Bombeiros e a Companhia de Proteção Ambiental (Coppa).

Entre os motorizados, 24 viaturas representarão as unidades operacionais da corporação, com destaque para o veículo de apoio tático (VAT), utilizado em ocorrências de crise pela Companhia de Operações Especiais (COE).

Já o Corpo de Bombeiros vai desfilar com as viaturas operacionais de combate a incêndio, de busca e salvamento e a autobomba Merryweather London, apelidada de ‘vovó’, por ser o carro mais antigo do Corpo de Bombeiros em funcionamento.

Um dos destaques será a apresentação da pirâmide humana por integrantes do Grupo de Motociclistas Garra (Grupo de Ações Rápidas e Repressivas Avançadas). Também participam do desfile 700 alunos dos colégios da Polícia Militar, que estarão divididos em quatro companhias com a sua banda marcial.