As instalações do SAC Iguatemi foram visitadas, nesta sexta-feira (23), pelos técnicos da comitiva da República Dominicana, que se encontra em Salvador desde o último domingo (18). A iniciativa faz parte da capacitação coordenada pela Secretaria da Administração do Estado (Saeb), que envolve várias oficinas durante a semana, e do acordo de cooperação técnica entre o Governo da Bahia e o país caribenho para a transferência de tecnologia voltada à instalação de um modelo semelhante à Rede SAC em Santo Domingo, capital da República Dominicana.

A gerente do Centro de Contacto Gubernamental, Fátima Mora, assessora do projeto gerenciado pela Optic, empresa federal dominicana de tecnologia da informação, conheceu os serviços oferecidos no SAC Iguatemi ao lado de José David Bonilla, que será encarregado de implantar as operações do Punto GOB – Centro de Atendimento Presencial para o Cidadão, primeira unidade de serviços governamentais daquele país, que deve ser inaugurada em novembro próximo, num shopping de grande circulação de Santo Domingo.

Adroaldo Bispo, que trabalha na coordenação dos postos SAC, acompanhou os visitantes, explicando o funcionamento do posto do Iguatemi. A escolha do local para a primeira visita não foi aleatória. A unidade é a de maior fluxo de cidadãos em toda a Rede SAC. “Aqui, eles estão conhecendo a realidade, com a distribuição de senhas e o encaminhamento às salas de espera, de modo a facilitar o acesso a cada serviço pelos clientes”.

Para Bonilla, o que chamou a atenção foi a gestão. “O modelo parece bem eficiente para manejar uma grande demanda”. Ele pretende contar com automatização já na inauguração do Punto GOB. Fátima Mora ficou satisfeita por comprovar, de fato, a operacionalidade da tecnologia SAC. “Tivemos oficinas na Saeb e vendo na prática é um trabalho extraordinário. Por isso, viemos aprender aqui”.

Unidade caribenha 

O Punto GOB é uma das pontas do tripé de sustentação do sistema de atendimento ao cidadão desenvolvido pela Optic. Também fazem parte do projeto, o atendimento por telefone, pelo GOB, onde é possível obter informações sobre qualquer serviço do governo, e da internet, com o InfoGOB. Depois do Punto GOB de Santo Domingo, está prevista a implantação de um segundo centro de serviços, com foco empresarial, e mais duas unidades, na periferia da capital e em Santiago, segunda cidade mais importante da República Dominicana. A comitiva da Republica Dominicana permanece no estado até o dia 1º de outubro e deve visitar ainda os postos SAC dos shoppings Barra, Paralela e Salvador Shopping.