Servidores estaduais em todo estado poderão se capacitar a distância em licitações públicas. Para isso, a Secretaria da Administração do Estado (Saeb) realiza no mês de outubro a primeira turma do curso ’Noções Básicas em Licitação’, nesta modalidade. O objetivo do projeto é ampliar, principalmente para o interior baiano, o conhecimento técnico numa área responsável pela execução das compras governamentais e contratação de serviços.

As inscrições para o curso EAD serão realizadas no período de 23 a 29 deste mês pelo Portal do Servidor. Mais informações pelos telefones (71) 3115-1781/1673/5109.

Para o secretário da Administração, Manoel Vitório, a importância da iniciativa está na disseminação do conhecimento, a custos reduzidos e com a adoção de metodologia mais dinâmica. “É desafio do Estado regionalizar as licitações e temos implementado ações neste sentido desde 2010. Com isso, esperamos ampliar a participação dos empresários baianos nos certames principalmente o do interior, fomentando consequentemente as economias locais”. O Estado investe anualmente cerca de R$ 2,5 bilhões em compras públicas para a contratação de produtos e serviços.

As aulas da primeira turma serão ministradas no período de 3 a 10 de outubro e as atividades serão desenvolvidas em ambiente virtual de aprendizagem, por meio de fóruns de discussão, elaboração de textos e chat ou bate-papo, sempre mediadas pelo tutor responsável. A primeira turma funcionará como um projeto piloto do programa e deve contar com a participação de 30 servidores públicos estaduais. Até o final do ano, ainda devem ser oferecidas mais duas capacitações, de acordo com a demanda.

O curso EAD em Noções Básicas de Licitação é desdobramento da primeira videoconferência na mesma temática, realizada no primeiro semestre deste ano, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador. O evento teve articulação com as Diretorias Regionais de Educação (Direc) e levou a capacitação para servidores estaduais de 21 municípios baianos, em tempo real.