O secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles, fez na última sexta-feira (2) a entrega de 490 mil alevinos de tilápia para agricultores familiares de sete municípios do litoral sul da Bahia (Camacã, Arataca, Canavieiras, Jussari, Mascote, Pau-Brasil e Santa Luzia), visando povoar barragens e aguadas. Além disso, em Camacã, que em 31 de agosto comemorou o seu 50º aniversário de emancipação, foi assinada ordem de serviço para a recuperação da unidade de beneficiamento de pescado da cidade.

Salles sugeriu que sejam feitos estudos para detectar as possibilidades de reforma do frigorífico de Camacã, adequando-o às exigências da portaria nº 304 do Ministério da Agricultura. Técnicos da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) foram designados para fazer o levantamento das necessidades.

Os atos aconteceram no segundo dia de realização do projeto Seagri Itinerante, numa reunião que contou com a participação de mais de 300 pessoas, entre lideranças políticas, empresariais e sindicais dos municípios do Território de Identidade Litoral Sul, e de representantes das cadeias produtivas da fruticultura, cacauicultura, cafeicultura, bovinocultura de corte e de leite, apicultura, mandiocultura e piscicultura. O objetivo do encontro foi debater os problemas que afetam essas cadeias e as possíveis soluções.

Segundo o superintendente de agricultura familiar da Secretaria Estadual da Agricultura, Wilson Dias, o Território de Identidade Litoral Sul é atendido pelo Pacto Federativo. “Um convênio celebrado entre a EBDA e o Incra disponibiliza a assistência técnica na proporção de um técnico para cada 100 famílias de agricultores. A iniciativa visa envolver 35 mil famílias em 553 assentamentos do Incra na Bahia. A meta é atender com assistência técnica, em quatro anos, 400 mil famílias no estado”.