O cheiro da roça e as potencialidades descobertas nos quatro cantos da zona rural da Bahia estão entre os atrativos levados pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), para a 29ª edição da Exposição Agropecuária e Feira de Negócios (Expofenita), que acontece até o dia 2 de outubro, no Parque de Exposições Antonio Setenta, município de Itabuna.

A abertura oficial do evento, às 17h do domingo (27), foi acompanhada pelo diretor executivo da CAR, José Vivaldo Mendonça Filho, que participou da cerimônia junto com autoridades regionais, e conferiu os produtos apresentados pelas cooperativas e associações comunitárias apoiadas pela companhia.

“Estamos participando deste evento, um dos mais importantes do sul da Bahia, satisfeitos em mostrar os resultados alcançados pelas cooperativas e associações apoiadas pela CAR. O governo vai continuar trabalhando fortemente nessa região, buscando o desenvolvimento regional sustentável”, destacou Vivaldo Mendonça.

Combate à probreza

As entidades revelaram a beleza, qualidade e originalidade dos artigos que produzem. Tudo foi visto por centenas de visitantes que circularam pela Feira e tiveram a oportunidade de conhecer o estande de 140 metros quadrados montado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional, mostrando produtos como rapadura, doces de leite e de umbu, melado, chocolate, mel, biscoitinhos do amor, além de artigos em cerâmica, confeccionados por pequenos produtores rurais e artesãos.

Durante o evento, a CAR também divulgou as ações de importantes programas de combate à pobreza rural, como o Produzir, Gente de Valor, Quilombolas e o Mata Branca, que atua para a preservação da biodiversidade do bioma caatinga.

Na área externa ao estande, projetos como o de mecanização agrícola, desenvolvidos pelo Produzir, também receberam destaque com a mostra de um trator erguido por um guindaste, batedeira de cereais e equipamentos agrícolas destinados a fortalecer a agricultura familiar em 407 municípios baianos, área de abrangência do programa.

Entre as organizações que participam da Expofenita 2011 estão a Associação de Malhada de Areia, com peças em cerâmica; a Associação de Lagoa de Cima, com bordados; a Cooperman (derivados da mandioca); a Coodeleite (derivados do leite); a Coopmel, Coodecana, Cooafba, Cooproaf e Coofasulba (agricultura familiar). Os visitantes tiveram também a oportunidade de degustar os saborosos chocolates da Bahia Cacau, primeira fábrica da agricultura familiar do país.