Olhos e ouvidos bem atentos à apresentação da CIA. de Trombones da Bahia, uma das seis cameratas da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), na Creche Comunitária Filhos do Quilombo. Fascinada, a plateia da comunidade de Tubarão, em Paripe, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, formada por quilombolas e famílias do Movimento Sem Teto (MTST), escutou atentamente a sonoridade dos instrumentos de sopro, na tarde desta terça-feira (13).

“É muito lindo. Nunca assisti uma apresentação de orquestra a não ser pela televisão”, afirmou a dona de casa Nice Souza, 37 anos. O estudante Mario Silva, 13 anos, também aprovou. “Estamos tendo um momento de lazer diferente. Queria ter isto todos os dias”.

A apresentação é uma iniciativa do Programa Arte, Cultura e Lazer na Comunidade pela Paz, desenvolvido pelas Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA). Segundo a coordenadora do programa, Ana Claudia Bonifácio, a parceria com a Osba foi iniciada em 2007 e, durante este tempo, são organizadas apresentações nas comunidades e associações parceiras das Voluntárias Sociais. Ela afirma que o objetivo é fazer a inclusão por meio da música, formando plateias.

Além das apresentações das cameratas, o programa viabiliza o acesso de crianças, jovens e adultos aos espetáculos do Balé do Teatro Castro Alves. No total, cerca de duas mil pessoas, selecionadas por associações comunitárias parceiras das Voluntárias Sociais, já participaram do Programa Arte, Cultura e Lazer.