A partir desta terça-feira (27), o Centro Social Urbano (CSU) do Nordeste de Amaralina, em Salvador, passa a oferecer à comunidade do complexo que envolve os bairros Nordeste, Santa Cruz e Vale das Pedrinhas, um Centro Digital de Cidadania (CDC). A iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) visa garantir cursos de iniciação à informática para os jovens carentes da região e faz parte das ações do Pacto pela Vida que, no mesmo dia, inaugura três Bases Comunitárias na localidade.

De acordo com o secretário Paulo Câmera, a iniciativa do Governo do Estado garantirá o acesso da comunidade a cursos gratuitos de qualificação profissional. “É uma ação que renderá frutos no futuro, quando esses jovens ingressarem no mercado de trabalho”. Ele disse que outro CDC foi inaugurado no bairro do Calabar, onde também existe uma Base Comunitária de Segurança.

Cada CDC é composto por um servidor e dez computadores com diversos softwares livres conectados à internet banda larga. Vencedor de importantes prêmios nacionais e regionais, o Programa Cidadania Digital está presente em toda a Bahia e é reconhecido como a maior iniciativa pública estadual do país para a inclusão digital.

Cursos de capacitação e outras atividades são realizados em parceria com as comunidades para potencializar os benefícios trazidos pela tecnologia da informação. Os CDCs permitem ainda a emissão de documentos pessoais e se tornam ponto da Ouvidoria do Estado, além de outros serviços públicos online.