Faltam mil dias para a realização da Copa 2014. E para não perder tempo, foi lançado em Salvador (primeira cidade-sede a lançar), nesta sexta-feira (16), o relógio Mil Dias para a Copa, que a partir de agora faz a contagem regressiva para a chegada da competição mundial. O evento contou com a presença do governador em exercício, Otto Alencar, e do prefeito de Salvador, João Henrique, além de secretários estaduais e municipais e diretores do consórcio Arena Fonte Nova.

O relógio, de 16 metros de altura e no formato de um berimbau, foi instalado no Dique do Tororó, em frente à Arena Fonte Nova, chamando a atenção das pessoas que passavam no local. O representante comercial Joselito Santana caminha todas as manhãs no Dique do Tororó, e, como a maior parte dos brasileiros, não perde uma partida de futebol, principalmente os jogos da seleção. Para ele, a contagem regressiva cria ainda mais expectativa para a chegada da competição. “Tenho 51 anos e esta é a primeira vez que vou assistir aos jogos da Copa. Minha expectativa é grande. Acho que o evento vai dar mais visibilidade ao estado e beneficiar os baianos com obras importantes”.

O ambulante Marcos Vinicius Sanches, 18 anos, também aprovou a instalação do equipamento. “O relógio vai nos ajudar a não perder um só dia para a Copa. Para nós que trabalhamos no Dique vai ficar muito fácil fazer a contagem regressiva”.

Para iniciar a contagem, o governador em exercício acionou o relógio ao som da percussão do Olodum. A baianidade foi ainda mais intensificada com as apresentações de capoeira e com os batuques dos 30 integrantes do grupo Pracatum. Antes de iniciar a contagem regressiva, foi realizada, às 7h, uma alvorada de fogos.

Obras continuam avançando

O secretário especial da Copa 2014, Ney Campello, afirmou que 25% das obras da Arena Fonte Nova já estão concluídas, “demonstrando que a Bahia está cumprindo o cronograma exigido pela Fifa”.

Na arena, que mantém o formato de ferradura, foi concluída a terraplanagem e estão sendo finalizados os pilares para a montagem do anel inferior. “Estamos celebrando com muita responsabilidade, porque serão mil dias de muito trabalho, até 2014, para vencer outros desafios”, disse Campello.

Além das obras da Fonte Nova, Salvador conta com outros projetos em execução, como o da mobilidade urbana. Para esse projeto está sendo elaborado um edital de licitação que vai definir a empresa responsável pelas obras do metrô na Avenida Paralela. Também será construída a Avenida 29 de Março, ligando a Paralela à BR-324. No total, serão disponíveis para a mobilidade urbana cerca de R$ 2,4 bilhões, do PAC da Mobilidade Urbana.

Outra obra importante é a do Terminal Turístico do Porto de Salvador. De acordo com Otto Alencar, o edital de licitação para esse projeto foi publicado nesta sexta-feira no Diário Oficial da União. “Todas as ações do governo estadual com a parceria da prefeitura terão seus prazos cumpridos. Essas obras estão sendo realizadas não apenas para a Copa, mas para o futuro de Salvador e região metropolitana”

Publicada às 8h15
Atualizada às 11h45