Avanços da economia baiana, ações destinadas ao setor e as novas perspectivas para os empreendedores oferecidas principalmente pelo Governo do Estado. Esses foram assuntos de destaque no Encontro de Economia Baiana, que reúne, até esta sexta-feira (16), no Hotel Pestana, no Rio Vermelho, empresários, administradores, estudantes e profissionais da área, e que nesta quinta (15) contou com a presença do governador em exercício, Otto Alencar.

Nesta sétima edição do encontro foi lançada uma nova linha de financiamento da Desenbahia – o CrediRápido -, que tem como diferencial a rapidez da liberação do crédito em até 15 dias. Para Otto Alencar, “este é um programa que vai complementar o Vida Melhor, lançado pelo Governo do Estado”.

O encontro realizado pela Desenbahia, em parceria com a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) e o mestrado em Economia da Universidade Federal da Bahia (Ufba), marca também as comemorações dos 10 anos da agência de fomento. A programação inclui palestras, debates e apresentação de 36 estudos científicos sobre produtividade industrial e diagnóstico e desafios do microcrédito no Brasil.

De acordo com o presidente da Desenbahia, Luiz Alberto Petitinga, “nesses 10 anos a agência se consolidou. Foram aprovados R$ 2,1 bilhões e gerados 150 mil empregos. Agora, com o CrediRápido, vamos contribuir com a inclusão produtiva, o que será muito favorável aos empresários".

Financiamento

O CrediRápido tem como foco as micro e pequenas empresas. Serão disponibilizados R$ 75 milhões para financiamentos e a previsão é de liberação de até R$ 50 mil, com juros de até 1,45% ao mês. O prazo para pagamento é de 24 meses. Para conseguir o beneficio é necessário o aval ou a fiança dos sócios ou de terceiros.

O projeto contribuirá para o programa Vida Melhor, que pretende reduzir as desigualdades e gerar emprego. “O programa é bastante positivo porque vai liberar recursos para os pequenos empresários, com taxas bem abaixo do mercado. Esta é uma mostra de preocupação do governo”, afirmou o economista e professor da Ufba, José Murilo Philigret Baptista.

Desenbahia

A Agência foi fundada em 2001. Desde então, já aprovou como instituição financeira estadual aproximadamente R$ 2,1 bilhões, por meio de 100 mil contratos. Entre as principais ações, o apoio às cadeias produtivas da indústria de plástico, a participação na concepção do Polo de Informática de Ilhéus, o financiamento às micro, pequenas e médias empresas fora da Região Metropolitana de Salvador (RMS), além do programa de Microcrédito do Estado da Bahia (CrediBahia).

Além da nova linha de financiamento, dentro da programação de aniversário da agência, a Desenbahia pretende apresentar, nesta sexta-feira, seu novo portal, com outro simulador de financiamento para dar maior agilidade ao processo de solicitação de crédito.

Ao solicitar o financiamento no site, os empresários saberão quanto poderão pagar, os prazos e as opções de linha de crédito. A intenção é fomentar a criação e a ampliação dos pequenos negócios. Os interessados em adquirir uma linha de crédito podem solicitar pelo site da agência.

Revista

Nesta sexta também será lançada a Revista Desenbahia – 15ª edição, uma publicação acadêmica editada em parceria com o Mestrado de Economia da Ufba e a SEI. A publicação reúne oito dos 36 estudos científicos apresentados no evento.

Publicada às 18h
Atualizada às às 20h45