Este ano, o 3º Encontro Baiano de Museus leva para a cidade de Ilhéus o debate sobre "Museus, Territórios e Inclusão Sociocultural". Nos dias 21, 22 e 23 de setembro, grandes nomes da área museológica vão se reunir para trocar experiências e discutir políticas públicas que levem ao desenvolvimento e melhoria do setor. Em pauta também a implantação do Instituto Baiano de Museus (IBAM), uma das prioridades da Secretaria de Cultura do Estado.

Palestras, minicursos, além da reunião das Redes de Educadores em Museus e da Rede de Técnicos de Museus Universitários fazem parte da programação, que terá no primeiro dia (21) um dos pontos altos do encontro. Nesta data, será realizada a Conferência Setorial de Museus, onde serão escolhidos os delegados do setor museológico que irão participar da IV Conferência Estadual de Cultura, que acontecerá no mês novembro.

Durante os três dias de encontro, Ilhéus será palco de diálogos e reflexões qualificadas na área museológica. A abertura fica por conta do secretário de Cultura do Estado, Albino Rubim, do prefeito de Ilhéus, Newton Lima, do presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso, do diretor-geral do IPAC, Frederico Mendonça, do presidente do IBRAM, José do Nascimento Junior, e da diretora de Museus do IPAC, Maria Célia T. Moura Santos. Em seguida, é a vez do superintendente de Cultura e Desenvolvimento Territorial do Estado, Adalberto Santos, falar sobre o tema "A Inclusão Sociocultural nos Territórios de Identidade da Bahia".

O segundo dia do encontro começará com a fala da museóloga mexicana Miriam Arroyo, que traz na bagagem larga experiência na área de museus comunitários. Em seguida, a historiadora Gabriela Aidar apresenta sua experiência na Pinacoteca de São Paulo e discute o tema "Inclusão Social em Museus". À tarde, o professor Dr. Francisco Lima falará sobre o tema "A Acessibilidade Comunicacional para Pessoas com Deficiência no Ambiente Museológico", mostrando os projetos e pesquisas que vem realizando na Universidade Federal de Pernambuco. A noite é a vez da Diretora de Museus do IPAC apresentar a proposta de Política Museológica para os Museus do Estado.

Encerrando o evento, no dia 23, pela manhã, acontece a palestra do professor José Cláudio Oliveira sobre o tema "Museus e Inclusão Digital" e, ao final do dia, será promovida a Plenária de Encerramento, com a apresentação do balanço do encontro e das propostas de ações integradas.

Programação Cultural

Uma programação cultural foi especialmente preparada para os três dias de encontro. Durante o evento, será aberta a exposição "Museus da Bahia: Identidade e Territórios". A mostra apresenta o perfil dos espaços museais administrados pela Dimus e das 208 instituições museais mapeadas no Estado da Bahia. A situação dos museus quanto ao funcionamento e cadastro no Sistema Brasileiro de Museus, o total de municípios com espaços museais e a distribuição dos museus no estado são algumas das informações apresentadas na exposição que, através de mapas, fotografias e dados estatísticos, evoca o patrimônio integral de diversas regiões baianas.

Ao final de cada dia, diversos grupos artísticos irão se apresentar, a partir das 19h, na Praça Municipal Pedro Mattos. A Filarmônica de Ilhéus e o Grupo Chorinho do Brasil se apresentam no primeiro dia do evento. Na noite do dia 22, é a vez da cantora Amanda Andrade e do músico Itassucy e Banda Balaio de Gato subirem ao palco. A última noite do encontro fica por conta da apresentação do Bumba meu boi de Urucutuca e do Grupo Sambadila. Clique aqui para ver a programação completa do evento.