A partir deste sábado (24), os municípios baianos começam a realizar as conferências territoriais e setoriais de cultura. Neste novo momento, após reunir os resultados obtidos nas conferências municipais, cada um dos territórios de identidade discutirá as propostas apresentadas, formando assim um documento único que será discutido na 4ª Conferência Estadual de Cultura, que acontece de 30 de novembro a 3 de dezembro, em Vitória da Conquista.

“Vamos percorrer todos os 26 Territórios de Identidade da Bahia”, afirma Adalberto Santos, da Superintendência de Desenvolvimento Territorial e da Cultura (Sudecult) da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA). A primeira territorial será neste sábado e domingo (24 e 25), em Conceição do Jacuípe.

Até o final deste mês de setembro estão previstas a realização das seguintes territoriais: 26 e 27 de setembro, em Pojuca; 28 e 29 de setembro, em Serrinha; e 30 de setembro e 1º de outubro, em Ribeira do Pombal. No mês de outubro acontecem mais 23 territoriais (ver tabela).

A realização das Conferências Territoriais envolve uma dinâmica própria. São formadas duas caravanas, que, durante um mês, vão percorrer as várias regiões do estado. A Caravana Camarão vai percorrer as cidades banhadas por rios e também as que se encontram na parte litorânea do estado. Já a Caravana Carne-Seca vai percorrer parte do sertão e do agreste. As duas caravanas estarão juntas em apenas dois momentos de todo o processo. Na abertura, em Conceição do Jacuípe, e nos dias 29 e 30 de outubro, na Conferência de Lauro de Freitas, para o encontro final.

Para acompanhar todas as etapas da preparação para a IV Conferência Estadual de Cultura, a SecultBA criou o Blog da Conferência, que também pode ser acessado através do Portal da Cultura. Nele, é possível encontrar informações diversas, desde resultados das Conferências Municipais já realizadas até a programação dos encontros que ainda vão acontecer.

conferências de cultura