Fiéis de São Sebastião do Passé foram a Candeias, município a 54 quilômetros de Salvador, receber com festa as imagens de Nossa Senhora da Encarnação e de um Cristo crucificado, além de escultura em madeira representando um livro com texto bíblico em pedestal. Os objetos sacros foram entregues, na sexta-feira (2), pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), autarquia da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), na Igreja de Nossa Senhora da Encarnação, na mesma cidade, pois o local de origem passa por reformas.

O trabalho de restaurações integra as comemorações pelos 45 anos de fundação do Ipac. A programação comemorativa começou neste mês e prosseguirá até o mesmo mês de 2012, com finalização de obras de restauração de monumentos, exposições, lançamento de livros e videodocumentários, realização de palestras e programas de educação patrimonial, entre outras atividades.

Estima-se que as imagens restauradas por equipe de especialistas do Ipac sejam do século 18 já que no Inventário de Proteção ao Acervo Cultural da Bahia, feito pelo órgão, consta que em 1705 a capela foi reedificada no mesmo local pelo padre Inácio de Souza, então senhor daquelas terras, que colocou no altar-mor a imagem da Senhora da Encarnação.

“As pessoas não esquecem a importância histórica dessa igreja”, disse o Frei Cristiano, pároco local, vinculado à Ordem dos Frades Menores Conventuais. Segundo o Inventário do Ipac, a igreja foi fundada em 1620 por um abastado morador local, Balthazar Aranha, como capela de Nossa Senhora da Encarnação. As comemorações a essa santa ocorrem sempre na primeira quarta-feira e na última sexta de cada mês, e no dia 25 de março.

“A importância dessa imagem é tanta que a Prefeitura de Candeias cedeu um ônibus para levar os fiéis da comunidade do Passé até o centro da nossa cidade, só para essa recepção”, afirmou a coordenadora comunitária da Igreja de Nossa Senhora da Encarnação, Regina Santos. Para a entrega foi assinado termo de recebimento pelo frei Cristiano Freitas, o coordenador da associação de moradores, Jorge Silva, e por Regina.

De acordo com frei Cristiano, há muito tempo que a comunidade esperava “por esse momento, já que Nossa Senhora da Encarnação é um dos símbolos de Candeias”. Na chegada à Paróquia Nossa Senhora das Candeias, a imagem recebeu bençãos do pároco e depois confraternização geral.

“Além das imagens, entregamos dossiês do processo de restauro, com relatório do estado das peças, antes e depois da restauração”, explicou a gerente da Coordenação de Restauro de Elementos Artísticos (Cores) do Ipac, Milena Tavares. A coordenadora do Ipac anuncia que até 2012 serão entregues ainda as imagens de Nossa Senhora do Passé, uma do anjo Gabriel e outra de um Cristo morto.

Temporário 

As imagens de Candeias ficarão temporariamente no convento dos freis porque que a igreja Nossa Senhora da Encarnação deverá passar também por reformas. Enquanto isso, os devotos assistem às missas nas capelas de São Gonçalo, Santa Rita de Cássia e Mãe Rainha Três Vezes Admirável.

A escultura da santa é em madeira, com três palmos de altura, exibindo mãos levantadas sobre o peito e rosto elevado para cima. Segundo a tradição, a primitiva imagem era em um quadro e logo que fora colocada na capela começara a "resplandecer muitos milagres", segundo consta em documentos do município.

Mais informações sobre as restaurações do Ipac podem ser obtidas na Cores/Sures do Ipac pelos telefones (71) 3116-6721/6386/6387 ou no site do órgão.