Nesta sexta-feira (16) e na próxima quinta (22), os escritores Thomas Meinecke (alemão) e Marcos Ribeiro (baiano) participam, respectivamente, das edições especiais do projeto Encontro com o Escritor, promovidas pela Fundação Pedro Calmon, autarquia da Secretaria de Cultura do Estado (Secult). Eles são os vencedores do concurso ‘Passado e Presente da Globalização: residências literárias nas cidades portuárias de Salvador e Hamburgo’, realizado, no final de 2009, pela Fundação Pedro Calmon, em parceria com o Goethe-Institut (Instituto Cultural Brasil-Alemanha – Icba).

Os encontros terão um tema central o livro ‘Entre os Bárbaros Filósofos & Negro Alemão’, publicação que será lançada na próxima segunda-feira (19), às 18h30, no Palácio Rio Branco, na Praça Municipal. Os escritores falarão sobre o processo de elaboração do livro.

O concurso permitiu que Meinecke visitasse Salvador por dois meses. No mesmo período Ribeiro esteve na cidade portuária de Hamburgo, na Alemanha. Suas experiências produziram um livro bilíngue, que será comentado nos dois eventos, realizados na Sala de Projeção Luiz Orlando, no 3º andar da Biblioteca Pública do Estado (Barris), com entrada franca.