Associações comunitárias apoiadas pelo governo estadual, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), estão sendo capacitadas para executar convênios que beneficiam milhares de famílias residentes em áreas rurais da Bahia.

O processo de qualificação, que teve início no mês de agosto em várias cidades baianas, aconteceu também, nesta quinta-feira (1º), no município de Seabra, na região da Chapada Diamantina, onde a equipe técnica do Programa de Combate à Pobreza Rural (PCPR)/Produzir se reuniu com representantes das associações. Neste encontro, eles receberam um Kit Convênio – pasta contendo cartilhas sobre os procedimentos para execução dos convênios e projeto técnico.

A iniciativa tem como objetivo imprimir uma nova dinâmica para operacionalização do Produzir, atuando junto aos associados para que possam superar possíveis dificuldades na execução dos convênios, favorecendo também a integração dos envolvidos em todas as fases do projeto, desde a avaliação até a gestão e execução.

Os jovens, dois em cada comunidade, também serão incluídos no projeto e poderão apoiar as associações, participando do curso de Gestão Financeira de Convênios para o fortalecimento do capital social dessas comunidades.

Segundo o coordenador do Produzir, Cláudio Queiroz, o trabalho realizado pela equipe técnica com associações é fundamental para o fortalecimento das ações de combate à pobreza rural no estado. “São encontros extremamente importantes pela presença expressiva das associações e no que se refere à formação do capital social nas comunidades”.

As ações visam o desenvolvimento local sustentável, prevendo ainda um programa de premiação e reconhecimento das associações como modo de estimular a eficiente aplicação dos recursos financiados pelo Produzir. As reuniões para a capacitação das associações já aconteceram nos municípios de Brumado, Macaúbas, Feira de Santana, Jacobina, Juazeiro, Serrinha, Vitória da Conquista, Condeúba, Santa Maria da Vitória, Itabuna e Irecê.

Produzir

Modelo de referência na implantação de projetos de combate à pobreza rural e redução das desigualdades regionais, o programa Produzir, executado pela CAR, atende milhares de famílias em 407 municípios baianos. As ações promovem inúmeras melhorias para as comunidades rurais, por meio das associações comunitárias, ampliando significativamente a oferta de água e melhorando a renda de pequenos produtores rurais, implementando melhorias sanitárias e habitacionais e, de modo efetivo, apoiando iniciativas produtivas.