Já estão abertas as inscrições para a Conferência do Desenvolvimento – edição Bahia (Code Ipea/Ba), que será promovida em Salvador nos dias 4 e 5 de outubro, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), órgão do governo federal, em parceria com o governo da Bahia. O interessado pode se inscrever no site do evento. As vagas em cada atividade são limitadas.

O seminário visa promover um debate profundo na sociedade sobre os desafios que envolvem o desenvolvimento do Brasil e do Nordeste, por meio de oito painéis e 40 oficinas, que terão a presença de autoridades, especialistas e acadêmicos.

O evento será uma oportunidade para aprofundar o conhecimento acerca da realidade socioeconômica brasileira, com ênfase nos eixos de desenvolvimento para a região Nordeste e para o aperfeiçoamento das políticas governamentais. As atividades ocorrerão no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e no Pavilhão de Aulas 3, do campus universitário de Ondina.

Ampla participação 

A Code-Ba será realizada de forma aberta à participação ampla de estudantes, profissionais, estudiosos, pesquisadores, agentes públicos, legisladores, especialistas, professores e outros interessados. Pesquisadores do Ipea participarão de sete painéis e debaterão sobre Proteção social, garantia de direitos e geração de oportunidades; Sustentabilidade ambiental; Fortalecimento do Estado, das instituições e da democracia; Estrutura tecnoprodutiva integrada e regionalmente articulada; Infraestrutura econômica, social e urbana; Macroeconomia para o desenvolvimento; e Inserção internacional soberana.

Todos os temas estão relacionados aos eixos do desenvolvimento definidos pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. O painel de encerramento debaterá sobre a “Crise internacional e os reflexos na economia brasileira”.