Criado em 1860, o Pronto Atendimento do Hospital Doutor Heitor Guedes, da Santa Casa de Misericórdia de Valença, foi entregue nesta terça-feira (06) à população após completa reforma, beneficiando 23 municípios. Para o ambulante Almir Nicodeno Novaes, 50 anos, o atendimento na unidade de urgência e emergência ficou bem melhor. “Esperamos muito por essas melhorias. Esse hospital atende aos moradores do município e de outras cidades. É um equipamento que serve para a saúde de todo o povo”.

A aposentada Waldélia Medeiros, 74 anos, conheceu o hospital antes da reforma. “Era lamentável. Mas agora a tendência é melhorar. Está muito bonitinho. Gostei bastante”.

Segundo o secretário da Saúde, Jorge Solla, a reforma foi realizada por meio de um convênio entre o governo estadual e a Santa Casa de Misericórdia no valor de R$ 415 mil. Foram recuperadas as salas de observação, quarto de isolamento, sala de aplicação de soro e quarto de estabilização adulto e infantil.

Referência em assistência médica de urgência e emergência na região do Baixo Sul, a unidade atende a cerca de dez mil pessoas anualmente. “É uma obra importante que melhora as condições de atendimento. Além disso, me comprometi com a Santa Casa em adquirir mais um aparelho de Raio X. É realizando mais uma meta, mais uma missão, que estamos fazendo a melhoria do sistema de saúde”, disse o governador Jaques Wagner.

Além da urgência e emergência, o hospital da Santa Casa de Misericórdia realiza outros atendimentos – em média mil internamentos, 300 partos e 270 cirurgias.

Colégio

Ainda no município de Valença, o governador inaugurou, no distrito de Orobó, o Colégio Estadual Onildo Raimundo de Cristo, voltado para o ensino médio. No total, foram investidos R$ 928,7 mil. O primeiro colégio de ensino médio do distrito tem quatro salas de aula e capacidade para 480 alunos.

Publicada às 9h50
Atualizada às 19h05