África e Diáspora: para além das fronteiras. Esse é o tema norteador do III Congresso Baiano de Pesquisadores Negros e do III Seminário Áfricas: Historiografia Africana e Ensino de História, que acontecem entre os dias 12 e 16 de outubro, no Campus V da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Santo Antônio de Jesus.

Os interessados podem se inscrever como ouvintes ou para apresentação de trabalhos até esta segunda-feira (19), com o envio da ficha de inscrição para o e-mail apnb2008@gmail.com. A taxa de inscrição varia conforme a categoria de participação. A programação reúne conferências, mesas-redondas, grupos de trabalho, sessões de comunicação e minicursos, com público estimado de 800 participantes.

O congresso e o seminário são organizados pelo Departamento de Ciências Humanas, pelo Centro de Estudos dos Povos Afro-Índio-Americanos (Cepaia) e pelo programa Afrouneb.

“Os eventos não acontecem no Campus V por acaso. Lá, temos o programa Afrouneb, que trabalha com pesquisas voltadas para as populações negras, assim como o Cepaia faz esse trabalho em Salvador”, frisa o diretor do Cepaia, Wilson Mattos, acrescentando que o congresso e o seminário vão acontecer simultaneamente pela convergência de objetivos e pela proximidade das temáticas.

Os eventos são promovidos de forma integrada pela Uneb, em parceria com a Associação de Pesquisadores Negros da Bahia (APNB) e com a Rede Internacional de Estudos Africanos e da Diáspora (Readi).