O Pacto com os Municípios, compromisso do programa estadual Todos pela Escola para garantir aos estudantes baianos o direito de aprender, reúne secretários de Educação de 217 cidades, até o final da tarde desta sexta-feira (30), no Hotel Vilamar, em Amaralina, Salvador. O encontro, que conta com a presença do secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto, é um espaço para balanço, capacitação e troca de experiências entre os participantes.

A secretária de Educação de Licínio de Almeida, Carla Mychely Miranda, é uma entusiasta da iniciativa. “Acredito muito na equação que reúne qualidade, compromisso e trabalho. É o que vai alicerçar o sucesso da educação nos municípios, na Bahia e no Brasil”.

Carla disse que o pacto é eficiente e fortalece a alfabetização de crianças de até oito anos. “O livro é muito bom, o material é muito interessante, mas tudo só vai dar certo se mantivermos no grupo professores que têm o perfil de alfabetizador. Por isso é importante que haja esses encontros permanentes, fortalecendo os grupos e as equipes que vão aplicar na prática o que aprenderam”.

A secretária contou que, mesmo o município tendo aderido ao pacto depois de já iniciado, valeu a pena. “Na capacitação, foi um choque. Achamos que seria difícil entrar na estratégia depois de duas unidades, dois bimestres de aulas. Mas, quando os professores começaram a ver o material, as possibilidades de alfabetizar ainda este ano, ficaram encantados”.

Não foram somente os professores e coordenadores pedagógicos que aprovaram a iniciativa. Segundo o secretário de Educação de Cordeiros, Norislei Nascimento, os alunos tiveram contato com o material “e estão na mesma expectativa, acreditando que é uma nova oportunidade, principalmente aqueles que têm uma dificuldade maior no aprendizado e sentem o desejo de conseguir acompanhar os outros e vencer esta primeira etapa, a alfabetização”.

Prefeituras ainda podem aderir

A meta da Secretaria Estadual da Educação (SEC) é alfabetizar na Bahia todas as crianças até oito anos. A parceria já envolve 217 municípios, quase 200 mil estudantes e 11 mil professores. As prefeituras que ainda não aderiram podem manifestar o interesse enviando solicitação para o email pacto@educacao.ba.gov.br.

Para Osvaldo Barreto, com o pacto, o Governo do Estado está melhorando a qualidade da escola e a ação pedagógica em cada uma delas. “É preciso ter os olhos no futuro e atrair esta juventude, o que há de melhor na sociedade, para dentro das escolas. Temos certeza que este movimento redundará em indicadores educacionais melhores. Para isso, a Secretaria da Educação tem focado seu trabalho nas escolas e definido alguns projetos estruturantes".

Antecipação do Plano Nacional de Educação

O secretário declarou que o Pacto com os Municípios é uma ação do governo da Bahia que antecipa a iniciativa do governo federal de construção do Plano Nacional de Educação, que ainda não foi aprovado no Congresso e tem o objetivo de construir o Sistema Nacional de Educação. “Na Bahia, nos antecipamos a isso e estamos articulando com o Ministério da Educação e com os municípios, pondo em prática uma diretriz fundamental na construção deste plano nacional, que é esta articulação”.

Barreto informou que já existe a discussão com o governo federal sobre a inclusão no plano de ação articulada do Estado, que vai valer de 2012 a 2015, uma perspectiva de trabalho com os municípios como elemento estruturante da educação na Bahia. “É preciso uma mobilização para o processo de construção da educação”.

A expectativa, de acordo com o secretário, é que o ano de 2012 inicie com mais de 300 municípios participando do pacto. “Nossa intenção é que os 417 municípios integrem – 217 já participam e já temos a declaração de intenção de outras 100 cidades que devem aderir ao pacto”.

Publicada às  9h55
Atualizada às 16h10