Uma delegação baiana, com 39 alunos-atletas, chegou na madrugada desta quinta-feira (8) a Paraíba, em João Pessoa, para disputar, desta sexta até segunda-feira (8 a 12), a etapa nacional das modalidades individuais das Olimpíadas Escolares para garotos de 12 a 14 anos. O evento é organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e a participação baiana tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb).

Nesta etapa, a Bahia será representada em seis modalidades – atletismo, xadrez, natação, tênis de mesa, ginástica rítmica e judô. A disputa das modalidades coletivas começa logo em seguida.

Considerado como o maior evento esportivo estudantil do país, a Olimpíada terá a participação de mais de quatro mil alunos de instituições de ensino públicas e privadas. O evento é realizado em duas etapas, em cidades diferentes, com faixas etárias distintas – 12 a 14 e 15 a 17 anos. A equipe baiana foi formada após a seletiva estadual, realizada no mês passado, onde os mais bem colocados garantiram vaga para a disputa do certame.

Para a diretora de Fomento ao Esporte da Sudesb, Magaly Menezes, a competição, além de promover a prática desportiva, faz com que os jovens atletas adquiram experiência. Visando incentivar os atletas na competição, o COB escalou como embaixadores uma seleção de atletas olímpicos, que hoje são ídolos para muitos jovens.

São 11 atletas de 10 modalidades esportivas. Nomes como os campeões olímpicos Ricardo (baiano do vôlei de praia) e Valeskinha (vôlei), os medalhistas Vicente Lenilson (atletismo) e Zé Marco (vôlei de praia), e a campeã mundial Ana Marcela Cunha (baiana da maratona aquática), entre outros, darão mais visibilidade ao evento e motivação para os atletas.