Para reduzir o déficit habitacional na Bahia, foram entregues na manhã deste sábado (3) mais 380 unidades habitacionais em Salvador. As moradias compõem o Residencial Assis Valente, edificadas no bairro Fazenda Grande IV e foram construídas em 19 blocos de 20 apartamentos, por meio do programa Minha Casa, Minha Vida, com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR). O governador Jaques Wagner, o superintendente regional da Caixa Econômica Federal (CEF), Aristóteles Menezes, entre outras autoridades, participaram da entrega simbólica das chaves aos novos moradores.

De acordo com a previsão da CEF, mais de 1900 pessoas devem viver no local que conta com infraestrutura completa, além de área de lazer com parque infantil. Cada apartamento possui dois quartos, banheiro, cozinha, sala e área de serviço.

Entre as famílias que foram contempladas, está a do mototaxista Reinaldo Conceição Nascimento. Juntamente com a esposa Daiane Santos Reis Nascimento e o filho Reginaldo Santos Reis, de dois anos, ele está ansioso para se mudar. "É uma bênção pra gente que ainda mora num barraco de taipa, mas em breve vamos estar aqui, nessa maravilha. Agradecemos a Deus e aos governantes por isso".

O governador Jaques Wagner ressaltou que a Bahia foi o estado que bateu recorde no programa Minha Casa, Minha Vida, na gestão do presidente Lula. "No primeiro programa, foram contratadas 100 mil unidades. Agora, a presidenta Dilma lançou dois milhões de moradias, o dobro do que foi lançado pelo presidente Lula. Ainda somos o estado com maior carência de unidades habitacionais. Nossa expectativa é chegar a 200 mil nos próximos quatro anos. Isso também depende das prefeituras e das empresas, porque quem constrói é a iniciativa privada".

O empreendimento custou R$ 17,4 milhões e é destinado, exclusivamente, a famílias com renda de até três salários mínimos. As parcelas variam entre R$ 55 e R$ 165. "Só não paga quem não quer", disse a aposentada Célia de Sirqueira, que em breve deixará de morar no acampamento montado no Bairro Cajazeiras V. A lista de beneficiados foi indicada pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur). Cerca de 60% das famílias contempladas são oriundas de movimentos sociais ou provenientes de áreas de risco.

Ao governo do Estado coube a doação do terreno de 26,8 mil metros quadrados e, por meio da Embasa, a construção da linha de abastecimento de água.

O residencial recebeu o nome de Assis Valente em homenagem ao compositor e poeta baiano, José de Assis Valente, nascido em Santo Amaro, que ficou conhecido por compor diversos sucessos para Carmen Miranda, além da canção Brasil Pandeiro, famosa na interpretação do grupo Novos Baianos.

Publicada às 11h15
Atualizada às 12h35