O servidor estadual que deseja adquirir a casa própria tem uma nova oportunidade de realizar o sonho – o 6° Salão de Negócios Imobiliários da Bahia que acontece até o próximo domingo (4), no Centro de Convenções, em Salvador, oferecendo financiamento facilitado pelo Programa Habitacional do Servidor Público, executado pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder). Por meio do crédito habitacional, o funcionário poderá adquirir um imóvel, incluindo lançamentos do mercado.

No estande do órgão, o servidor recebe uma carta de habilitação informando sobre o valor da prestação máxima que pode assumir e do crédito do Estado de até 50% da prestação. De acordo com o gerente imobiliário da Conder, João Vicente, “com este documento em mãos, ele tem a opção de verificar a simulação de crédito e valor dos imóveis, com empresas parceiras do órgão ou ir para o estande da Caixa Econômica Federal pegar sua carta de crédito”.

No local, estão reunidas construtoras e imobiliárias, além de instituições financeiras, que farão análise de crédito do servidor para facilitar a compra. A Conder estreou a sua participação no Salão ano passado, chegando a 532 servidores habilitados a comprar a casa própria (a previsão inicial era de 500 habilitações).

Este ano, a ideia é ampliar o número para 600. “Pra gente, é bom ter a Conder como parceira. Eu já vendi vários imóveis para pessoas do Estado e os clientes ficam satisfeitos. Vem aqui e já saem com o crédito aprovado”, disse a corretora de imóveis, Valéria Maia.

Quem pode comprar

O beneficio está disponível para servidores estatutários do Poder Executivo que estejam em atividade, ganhem até dez salários mínimos e não possuam casa própria. Para a auxiliar de enfermagem da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Zoraide Lima, esta é uma grande oportunidade. “As minhas colegas conseguiram, e agora estou tentando uma casa pra mim, pois já estou me aposentando. É uma vantagem ter tudo aqui, no mesmo espaço. O financiamento vem até descontado no contracheque, facilita muito”.

Para adquirir o crédito imobiliário é necessário a comprovação de renda, contracheque, documentos pessoais como RG e CPF, além de comprovante de residência.

O gerente regional da Caixa, Paulo Phiton, prevê que durante o evento cerca de 500 cartas de crédito sejam liberadas. A expectativa é de movimentar R$ 150 milhões em vendas. “Estamos à disposição para fazer a avaliação dos documentos e a liberação da carta de crédito acontece automaticamente. Daqui, o cliente já sai à procura do imóvel que mais agradar e faz a compra com a construtora”.

O servidor também pode ser beneficiado com aquisição do imóvel por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal. Com isso, o subsídio pode chegar R$ 17 mil, com taxas diferenciadas, na modalidade de três a dez salários mínimos.

Evento

O 6º Salão oferece uma infraestrutura com novos espaços e expositores nacionais e internacionais para atender o público durante os cinco dias de evento. São diversos imóveis, com tamanhos e preços diferenciados – variam de R$ 87 mil a R$ 2,5 milhões. O atendimento terá horário diferenciado. Na sexta-feira (30) será das 15h às 22h. No sábado e domingo, das 10h às 22h.